Agroecologia e Etnoconhecimento

Agroecologia e Etnoconhecimento

Coleção Transição Agroecológica

 

Descrição – Esta coleção está centrada na publicação de temas que apoiem a busca de alternativas aos sistemas produtivos predominantes e apresentem possibilidades de desenvolvimento rural mais sustentável. Os títulos apresentam informações que visam subsidiar a transição para sistemas produtivos sustentáveis, integrando o conhecimento técnico-científico com os saberes históricos dos agricultores e das comunidades tradicionais, no intuito de consolidar um novo campo do conhecimento, a Agroecologia. Ela é coordenada pela Embrapa em parceria com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e editada por intermédio da Embrapa Informação Tecnológica.

Objetivo – Divulgar conhecimentos, experiências e tecnologias para a transição agroecológica e estimular a valorização dos saberes locais para a construção participativa do conhecimento agroecológico, favorecendo a adaptação de alternativas tecnológicas às reais condições dos produtores e das comunidades tradicionais.

Público-alvo – Técnicos e extensionistas, com perfil de multiplicadores desse conhecimento para agricultores familiares; pesquisadores e estudantes que participam direta ou indiretamente do processo de transição agroecológica.

Caracterização de conteúdo – Os títulos estão ligados a temas que subsidiem a construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade e que sigam os princípios que norteiam a Agroecologia. Cabe dizer que se entende por construção do conhecimento agroecológico não só trabalhos de pesquisa, mas também a sistematização de experiências em Agroecologia, incluindo processos reflexivos que busquem aprofundar a discussão sobre as bases epistemológicas da construção desse conhecimento. Cada título da coleção trata de um assunto específico.

Versões – Cada título desta coleção pode ter uma versão impressa e/ou uma versão on-line.

Projeto editorial

Cada título da coleção tem um tema definido. A publicação é dividida em capítulos.

De acordo com o projeto editorial e gráfico, cada volume desta coleção apresenta as seguintes características:

Formato: 16 cm x 22 cm.

Nº de cores do miolo: 4/4 cores.

Nº de cores da capa: 4/0 cores.

Papel do miolo: reciclado, 90 g.

Papel da capa: reciclado, 240 g.

Acabamento da capa: plastificação brilho.

Encadernação: brochura.

Primeira capa

Deve conter:

  • Título da coleção.
  • Título do volume.
  • Nome do(s) editor(es) técnico(s) – até cinco. Logo depois do nome do(s) editor(es) técnico(s) deve vir a especificação Editor(es) Técnico(s).
  • Ilustração figurativa.
  • Número da edição (a partir da 2ª edição).
  • Marca da ABA-Agroecologia, localizada no canto inferior esquerdo e marca da Embrapa no canto inferior direito.

Segunda capa

Espaço não destinado à impressão.

Terceira capa

Espaço não destinado à impressão, mas poderá ser utilizado para colofão.

Quarta capa

A quarta capa apresenta os seguintes elementos:

  • Assinatura-síntese da(s) Unidade(s) Responsável(eis) pelo Conteúdo, na parte superior, centralizado.
  • Pequeno texto informativo permanente, de 15 a 20 linhas, sobre a coleção, centralizado na página.
  • Ilustração figurativa.
  • Assinatura vigente do governo federal (marca do governo e nome do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), centralizado na parte inferior.
  • Código de barras no canto inferior direito, em posição vertical, próximo à lombada.
  • O número do CGPE é aplicado à direita do código de barras, com espaçamento de 1 cm da lombada, no sentido vertical, de baixo para cima.

Falsa folha de rosto

Traz somente o título da obra.

Folha de rosto

A folha de rosto apresenta os seguintes elementos:

  • Nome da Embrapa por extenso (sem a sigla), nome-síntese da(s) Unidade(s) Responsável(is) pelo Conteúdo e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e nome da ABA-Agroecologia por extenso, centralizados na parte superior da página, em negrito e em itálico.
  • Título da volume grafado em caixa alta e baixa.
  • Nome(s) do(s) editor(es) técnico(s) da obra – até cinco. Logo depois do(s) nome(s) do(s) editor(es), deve vir a especificação Editor(es) Técnico(s).
  • Número da edição (a partir da 2ª edição).
  • Imprenta (Embrapa, local e ano de publicação), centralizada, na parte inferior da página.
Obs.: Os alinhamentos podem sofrer modificação, conforme definição da capa.

Verso da folha de rosto

  • Na parte superior, alinhados à esquerda, os dizeres: "Exemplares desta publicação podem ser adquiridos na:".
  • Nome da Embrapa Informação Tecnológica e endereço completo.
  • Nome da Unidade Responsável pelo Conteúdo e endereço completo.
  • Relação de créditos do corpo técnico da Embrapa, que participou do processo editorial.
  • Projeto gráfico e capa da coleção: Ralfe Braga.
  • Número da edição, número da impressão, ano de publicação e tiragem de exemplares.
  • Relação dos membros do Comitê Editorial da Coleção Transição Agroecológica, no lado direito da página.

Na parte inferior da página, centralizada, os seguintes dizeres:

  • Notificação sobre direitos autorais.
  • Ficha de Catalogação na Publicação, de acordo com a Anglo American Cataloguing Rules ( AACR2), incluindo o ISBN e a Classificação Decimal de Dewey (CDD), Copirraite, Embrapa e ano.

Página de autores

Esta página, denominada "Autores", deve apresentar o nome do(s) autor(es) e do(s) editor(es) técnico(s), em ordem alfabética ou por ordem de importância, seguido da formação acadêmica, do mais alto grau acadêmico, da função na empresa e da localidade. Inicia-se em página ímpar.

Apresentação

Texto permanente, repetido em todos os volumes da coleção, assinado pelo diretor-presidente da Embrapa (nome completo e cargo), em página ímpar.

Sumário

O sumário apresenta somente os títulos principais, precedidos do número do capítulo. Inicia-se em página ímpar.

Corpo e desenvolvimento

  • Os trabalhos encaminhados – artigos, ensaios, textos para debate, resenhas e relatos de experiências agroecológicas – serão publicados na forma de capítulo, conforme o formato da coleção.
  • As citações são normalizadas de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 10520 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002a).
  • Na entrada dos capítulos, constará o número do capítulo, o título do capítulo e o(s) nome(s) do(s) autor(es). Inicia-se em página ímpar.
  • O texto inicia-se na página ímpar posterior a abertura do capítulo, abaixo do primeiro subtítulo.
  • As páginas ímpares contêm, na parte lateral direita, o nome da coleção, seguido do volume.
  • O texto poderá ser ilustrado com gráficos, desenhos, mapas, fotografias, lâminas ou outras formas pictográficas usadas para enriquecer o texto.

Referências

As referências constam logo após cada capítulo e são grafadas em claro, com os destaques em negrito, com corpo dois pontos abaixo do corpo utilizado no texto.

As referências são normalizadas de acordo com as normas contidas neste Manual, na aba Referências, adaptadas das normas vigentes da ABNT, NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b).

Títulos lançados

Esta página, denominada "Títulos Lançados", contém uma relação dos títulos já lançados. Em caso de título relançado, é citada a edição mais recente. Essa relação de títulos figura em página par ou ímpar.

Colofão

O colofão (impressão e acabamento e nome da Embrapa Informação Tecnológica) é aplicado na base da última página em branco ou na terceira capa.

Normas para submissão de originais

O texto original do trabalho deve ser encaminhado para o Comitê Editorial, por e-mail (original no Word e cópia em PDF). Os arquivos das figuras devem ser encaminhados em arquivos separados do texto original.

E-mail para envio: comitecta-l@sct.embrapa.br

O trabalho para publicação deve obedecer as seguintes normas:

Autores – Enviar nome completo do autor ou autores, seguido das seguintes informações: formação acadêmica, maior grau acadêmico (com indicação da área de conhecimento da última titulação), função na empresa, cidade e estado da instituição.

Texto – O texto original deve ser digitado no programa Word, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 14, em formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e deve ter, no máximo, 30 páginas, incluindo-se tabelas e figuras. O texto será publicado na forma de capítulo, conforme o formato da coleção.

Citações – As citações devem ser normalizadas de acordo com as normas contidas neste Manual, na aba Citação, adaptadas de acordo com as normas vigentes da ABNT, NBR 10520 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002a).

Orientações gerais

  • Citações: quando incluídos na sentença, os sobrenomes dos autores devem ser grafados em caixa alta e baixa com data entre parênteses. Se não incluídos, devem estar também dentro dos parênteses, grafados em caixa alta e baixa, separados das datas por vírgula.
  • Citação com dois autores: sobrenomes separados pelo "e" quando fora dos parênteses e por ponto e vírgula quando entre parênteses
  • Citação com mais de dois autores: sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.” em fonte normal.
  • Citação de mais de um documento: deve obedecer à ordem cronológica do ano de publicação. Se houver citações com mesmo ano de publicação, deve-se seguir a ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula.
  • Citação de mais de um documento dos mesmos autores: não há repetição dos sobrenomes dos autores; as datas dos documentos, em ordem cronológica, são separadas por vírgula.
  • Citação de citação: sobrenome do autor e ano do documento original, seguido, entre parênteses, da expressão "citado por" e da citação da obra consultada.
  • Citações diretas que contenham três linhas ou menos devem aparecer entre aspas duplas, integrando o parágrafo normal. Após o ano da publicação, acrescentar a(s) página(s) do trecho citado (entre parênteses e separados por vírgulas).
  • Citações diretas com mais de três linhas devem ser blocadas, ou seja, destacadas do texto com recuo na margem esquerda e fonte dois pontos menor que a fonte usada no texto, sem aspas.
  • Evitar citação de comunicação pessoal, de artigo no prelo, de resumo e abstract.
  • Evitar a citação de citação, pois a obra original não foi consultada e há risco de falsa interpretação e incorreções; no caso do uso de citação de citação, somente a obra consultada deve constar da lista de referências.

Título do capítulo – Deve ser grafado em caixa alta e baixa com, no máximo, dez palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções; deve ser claro e conciso, e representar o conteúdo e o objetivo do capítulo; e não deve conter abreviações, fórmulas ou símbolos.

Subtítulos e subsubtítulos do capítulo – Devem ser grafados em caixa alta e baixa e restringe-se a quatro níveis hierárquicos após o título do capítulo. No texto original em Word, os subtítulos e subsubtítulos, a partir do título do capítulo, devem apresentar a numeração progressiva para servir como orientação ao projeto gráfico. Quando da formatação definitiva, essa indicação numérica será suprimida, obedecendo ao projeto gráfico da coleção. O autor não deve fazer remissivas numéricas aos subtítulos e subsubtítulos no texto quando precisar dirigir a leitura a essas diferentes seções do capítulo.

Tabelas e figuras – O número aceitável de tabelas e figuras – gráficos, desenhos, mapas, fotografias, lâminas ou outras formas pictográficas usadas para enriquecer o texto – não pode exceder a 15 por capítulo.

  • Tabelas e figuras devem ser citadas no texto em ordem sequencial numérica por capítulo, com a denominação “Tabela” e “Figura”, em caixa alta e baixa, seguidas de espaço, do número arábico correspondente e de ponto final.
  • As citações de tabelas e figuras podem figurar entre parênteses ou integrar o texto.
  • Recomenda-se fazer chamadas às tabelas ou às figuras no parágrafo precedente à sua ocorrência no texto.
  • Evitar a repetição de um mesmo dado na forma de tabela e de figura.

Recomendações para entrega de figuras (gráficos, desenhos, mapas, fotografias, lâminas, etc.)

  • Gravar as figuras em arquivos separados do texto original. Identificá-las nos arquivos com a numeração correspondente à do texto original (Exemplo: Cap1_Fig2).
  • Identificar o crédito de autoria (nome completo do autor, pessoa física), ou fonte, se houver, abaixo da legenda da figura, no texto original em Word.
  • No caso de fotos digitais ou digitalizadas (escaneadas), o arquivo da foto deve estar com 300 DPI, no tamanho mínimo de 10 cm x 15 cm, no padrão de cores CMYK, gravadas em arquivos de formato TIF ou JPG.
  • O arquivo do texto original poderá conter as figuras, mas é indispensável que as figuras sejam enviadas em arquivos separados do texto original em Word.
Não serão aceitas:
  • Fotos com atribuição de crédito a pessoa jurídica.
  • Fotos digitais ou digitalizadas (escaneadas) com 300 DPI, mas em tamanho menor que 10 cm x 15 cm.
  • Fotos desfocadas, azuladas, desbotadas, superexpostas ou com problemas de contraste.
  • Figuras digitalizadas a partir de impressos gráficos.
  • Imagens originadas de vídeo ou mesmo da internet, por serem de baixa resolução (geralmente com 72 DPI).

Recomendações para entrega de tabelas

  • Preferencialmente, montar as tabelas em arquivo Word usando os recursos do menu Tabela; não fazer espaçamento utilizando a barra de espaço do teclado, mas sim usando dos recursos do menu Tabela.
  • Caso alguma tabela seja montada em planilha Excel ou similar, gravar em arquivo separado do texto original, identificando-a com a numeração correspondente à do texto original (Exemplo: Cap1_Tab2).
  • O arquivo do texto original poderá conter as tabelas, mas é indispensável que as tabelas montadas em planilha Excel ou similar sejam gravadas em arquivos separados do texto original em Word.

Referências – As referências completas das obras citadas deverão constar em uma lista ao final do capítulo. O capítulo deve conter, no máximo, 50 referências. Devem ser normalizadas de acordo com as normas contidas neste Manual, na aba Referência, adaptadas das normas vigentes da ABNT, NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b).

  • O termo “Referências” deve ser grafado em caixa-alta e baixa, alinhado à esquerda.
  • O texto das referências deve ser composto com a formatação dos blocos alinhados à esquerda, com espaço duplo entre parágrafos e espaço simples entrelinhas.
  • Devem conter fontes atuais.
  • Podem conter trabalhos clássicos mais antigos, diretamente relacionados com o tema do capítulo.
  • Devem ser apresentadas em ordem alfabética, sem numeração, de acordo com as entradas.
  • Quando a entrada da referência for pelos nomes de autores, estes devem ser separados por ponto e vírgula.
  • Quando a entrada for pelo título, até a primeira palavra significativa do título deve ser grafada em caixa alta e o restante em caixa-baixa.
  • Devem ser referenciados todos os autores de cada obra. Não pode ser usado o termo “et al.”.
  • Os títulos das obras ou dos periódicos devem ser grafados em negrito, quando necessário.
  • Referências de artigos de periódicos devem conter sempre os seguintes elementos: autores, título do artigo, título do periódico por extenso, volume, número, página inicial e final do artigo, e data.
  • Referências de livros e folhetos devem conter os seguintes elementos: autor/editor (pessoal ou institucional), se tiver, título, edição, local de publicação (cidade), editora (instituição ou casa publicadora), data e total de páginas do documento.
  • Referências de dissertações e teses devem conter: autor, título, data da defesa, número de folhas ou páginas, grau, instituição, local e data.
  • Referências de partes (capítulos, seções) de livros e folhetos devem conter os seguintes elementos: autor (individual ou institucional) da parte, título da parte, seguido de "In:", autor/editor (pessoal ou institucional) do todo, título do todo, edição, local (cidade), editora (instituição ou casa publicadora), data e página inicial e final da parte consultada.
  • Referências de trabalhos apresentados em eventos devem conter sempre os seguintes elementos: autor (individual ou institucional) do trabalho, título do trabalho, seguido de "In:", nome do evento, número do evento, data e local (cidade) de realização do evento, título do evento e/ou da publicação (anais, proceedings, memórias, etc.), local de publicação do documento, editora (instituição ou casa publicadora), data de publicação do documento e páginas inicial e final do trabalho consultado.
  • Referências de trabalhos disponibilizados na internet devem conter o endereço web (que remeta diretamente ao trabalho consultado) e a data do acesso.
  • Devem conter somente a obra consultada, no caso de citação de citação.
  • Sempre que possível, devem ser evitadas referências de resumos, documentos no prelo ou qualquer outra fonte cujos dados não tenham sido publicados.

 

Página anterior Próxima página

 

Salvar