Coleção 500 Perguntas 500 Respostas

Coleção 500 Perguntas 500 Respostas

Projeto editorial

O projeto editorial é igual para os dois temas desta coleção, diferenciando apenas na abertura de capítulos (ver abertura de capítulos).

Características do projeto

Primeira capa

  • Capa: as cores da capa do tema sobre pecuária são fortes (mais escuras), e as do tema sobre agricultura são suaves.
  • Selo da coleção: Coleção 500 Perguntas – 500 Respostas (centralizado no alto).
  • Título da obra, grafado em versalete no selo do título, que é um losango sobreposto a um retângulo.
  • Número da edição (a partir da 2ª edição).
  • Foto com assunto referente ao tema em questão (apenas uma foto representativa do tema, no sentido horizontal).
  • Mote contendo ideia complementar ao Selo da Coleção (O produtor pergunta, a Embrapa responde), centralizado, acima da marca da Embrapa.
  • Marca da Embrapa centralizada na base.

Segunda capa

Espaço não destinado à impressão.

Terceira capa

Espaço que poderá ser utilizado para colofão, propaganda ou texto institucional de patrocinador.

Quarta capa

A quarta capa apresenta os seguintes elementos:

  • Assinatura-síntese da Unidade Responsável pelo Conteúdo, centralizada no alto.
  • Texto com informação complementar sobre a obra e seus objetivos. Esse texto deve ter no máximo quatro parágrafos de quatro linhas, escritos em linguagem simples, com clareza, concisão e objetividade, por se tratar de peça publicitária. O primeiro parágrafo abre com letra capitular dentro do selo do título. O texto deve ser justificado.
  • Assinatura vigente do governo federal (marca do governo, nome completo do ministério da agricultura e ministérios parceiros). Todo o conjunto de assinaturas fica centralizado na base.
  • Marca(s) de empresa(s) patrocinadora(s) – se houver patrocínio – acima da assinatura do governo federal, centralizada(s). Os termos "Patrocínio" e "Apoio" constam acima das respectivas marcas. A marca de empresa que presta apoio localiza-se à direita da marca de patrocínio.
  • Código de barras no canto inferior direito.
  • O número do CGPE é aplicado à direita do código de barras, com espaçamento de 1 cm da lombada, no sentido vertical, de baixo para cima.

Lombada

A lombada contém o título da obra, o nome da coleção e a marca da Embrapa.

Falsa folha de rosto

A falsa folha de rosto apresenta os seguintes elementos:

  • Selo da coleção: Coleção 500 Perguntas – 500 Respostas, centralizado no alto.
  • Título da obra grafado em versalete e superposto à arte do selo do título. O selo deve ser impresso em preto e branco.
  • Mote da coleção (O produtor pergunta, a Embrapa responde), centralizado abaixo do título.
  • Marca da Embrapa centralizada na base.

Verso da falsa folha de rosto

Espaço não destinado à impressão.

Este espaço era ocupado pela lista de autoridades, conforme RN nº 1, de 26/1/2001, publicada no BCA nº 5, de 29/1/2001, revogada pela RN nº 18, de 29/9/2006, publicada no BCA nº 45, de 2/10/2006, de acordo com o Parecer da AJU nº 25.514/2006 (Embrapa, 2006), que suspende a lista de autoridades.

Folha de rosto

A folha de rosto apresenta os seguintes elementos:

  • Nome da Embrapa (por extenso, sem a sigla); nome-síntese da Unidade Responsável pelo Conteúdo; e nome completo do Ministério da Agricultura.
  • Título da obra, grafado em versalete, superposto à arte do selo do título (igual ao que figura na falsa folha de rosto).
  • Mote da coleção (O produtor pergunta, a Embrapa responde), centralizado abaixo do título.
  • Nome do(s) editor(es) técnico(s) – até cinco.
O crédito de autoria desta coleção é feito na folha de rosto para editor(es) técnico(s), e para os autores na página “Autores”. Nesta página é incluído também o nome dos  editores técnicos.    
  • Número da edição (a partir da 2ª edição).
  • Imprenta (Embrapa, Brasília, DF e ano de publicação).

Verso da folha de rosto

Este espaço apresenta os seguintes elementos:

  • Na parte superior, quando a publicação for impressa manter os dizeres: "Exemplares desta publicação podem ser adquiridos na:" E quando for publicação digitalizada retirar esta informação.
  • Nome da Embrapa Informação Tecnológica e nome-síntese da(s) Unidade(s) Responsável(is) pelo Conteúdo, onde a obra pode ser adquirida. 
  • Relação do corpo técnico que participou do processo editorial da publicação.
  • Número da edição, número da impressão, ano de publicação e tiragem de exemplares.
  • Notificação sobre direitos autorais.
  • Ficha de Catalogação na publicação, de acordo com a Anglo American Cataloguing Rules (AACR2), incluindo o ISBN e a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
  • Copirraite, Embrapa e ano.

Página de autores

Esta página, denominada "Autores", apresenta o nome do(s) editor(es) técnico(s) e do(s) autore(s), em ordem alfabética ou por ordem de importância, seguido(s) da formação acadêmica, do mais alto grau acadêmico, da função na empresa e da localidade da instituição. Inicia-se em página ímpar.

Exemplo:
Calunga da Conceição Americano do Brasil

Engenheira-agrônoma, Ph.D. em Fitopatologia, pesquisadora da Embrapa Cerrados, Brasília, DF

Em caso de falecimento de autor, é colocado uma nota após seu nome. Essa informação deve ser registrada usando-se a expressão (in memoriam), entre parêntesis, em fonte normal.

Em caso de autor aposentado da Embrapa, deve-se colocar o nome completo do autor, a formação acadêmica, o mais alto grau acadêmico, a função na empresa seguida da expressão "aposentado da", o nome e a localidade da instituição.

Exemplo:
Francisco da Silva
Engenheiro-agrônomo, M.Sc. em Fitopatologia, pesquisador aposentado da Embrapa Solos, Rio de Janeiro, RJ

ATENÇÃO: Autor é a pessoa física criadora da obra literária, artística ou científica. Não são considerados autores aqueles que têm participação de natureza exclusivamente de apoio técnico à publicação ou ainda como colaborador. Indicar como autor alguém que não exerceu essa função em uma obra pode gerar responsabilidade administrativa e civil ao responsável pela indicação.

Apresentação

O texto de apresentação deve ser elaborado em linguagem simples e objetiva, discorrendo sobre o conteúdo informativo da obra, sua importância e objetivos, e distribuído em quatro ou cinco parágrafos (de quatro ou cinco linhas). Deve ser grafado em redondo, justificado e  assinado pelo chefe da Unidade Responsável pelo Conteúdo. Inicia-se em página ímpar.

Sumário

O sumário apresenta somente os títulos principais, precedidos do número do capítulo. Inicia-se em página ímpar.

Introdução

O texto de introdução não deve ultrapassar duas páginas, e seu conteúdo informativo deve conferir caráter introdutório ao tema abordado, além de enfatizar os pontos mais importantes da obra, para aguçar o interesse do leitor. Inicia-se em página ímpar.

Corpo ou desenvolvimento

O texto é constituído de perguntas e respostas, formuladas de forma clara e objetiva.

O texto é ilustrado com 60 desenhos em preto e branco.

Para revisão de textos, deve-se seguir as normas de padronização deste Manual.

Abertura de capítulos

Para o tema agricultura, o título do capítulo é precedido da numeração do capítulo. Abaixo do título, deve haver uma ilustração (desenho, em preto e branco) referente ao tema do capítulo, e abaixo do desenho o nome dos autores.

Para o tema pecuária, o título do capítulo é precedido da numeração do capítulo. Abaixo do título, deve-se colocar o nome dos autores.

Referências e citações

Opcional. Se constar:

As referências devem ser normalizadas de acordo com as normas contidas neste Manual, na aba Referência, adaptadas das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b). Não é necessário iniciar em página ímpar.

As citações devem ser normalizadas de acordo com as normas vigentes neste Manual, na aba Citação, adaptadas das normas vigentes da ABNT, NBR 10520 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002a).

Colofão

O colofão (impressão e acabamento e nome da Embrapa Informação Tecnológica) é aplicado na base da última página em branco ou na terceira capa. 

 

Página anterior