Livro digital

Conceitos básicos

Inicialmente é necessário esclarecer certos conflitos existentes em relação aos termos relacionados abaixo.

Livro digital, livro eletrônico, e-book, ebook ou eBook são considerados sinônimos.

Entretanto, não se deve confundir o Livro Digital com o Livro Eletrônico. Apesar de o termo “livro eletrônico” ser muito utilizado, ele é inadequado, pois o livro digital não é um livro eletrônico, mas um livro distribuído de forma eletrônica, em que a informação que ele manipula, processa e lê é digital. Por isso, há uma preferência pelo uso do termo “livro digital” em vez de “livro eletrônico”.

Um documento eletrônico é acessível por meio de um equipamento eletrônico (filmadora, computador), e pode ser codificada de forma analógica ou em dígitos binários. Exemplos: filme em VHS, música em fita cassete.

Um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de um sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital (Conselho Nacional de Arquivos, 2017). Exemplo: texto em PDF, áudio em MP3, filme em AVI.

Na Embrapa, adota-se o termo "livro digital" ou "e-book" em vez de "livro eletrônico".

E-book – Nome derivado da abreviação de eletronic book ou livro eletrônico numa tradução literal. O e-book é um livro cujo conteúdo é apresentado em outro tipo de suporte. O livro digital tem como suporte a informação digital, ou seja, é um arquivo digital (o suporte não é mais o papel). Pode ser uma versão de um livro que já foi impresso ou ser lançado apenas em formato digital, e só pode ser lido em equipamentos eletrônicos, tais como: computadores desktop, notebooks, tablets, smartphones e leitores próprios para livros digitais, chamados de e-readers (como Kobo, Kindle, Lev).

É importante destacar que o e-book é outra opção de suporte de informação – assim como o papel, o DVD, a publicação digitalizada, a Internet –, ou seja, o e-book não é um formato de livro.

Os e-books não devem ser confundidos com a digitalização de livros impressos.

Digitalização de documentos – É o processo de conversão de documentos impressos em formato digital.

Publicação on-line (eletrônica ou digital) – É aquela que só pode ser lida quando houver uma conexão com a internet (transmissão em tempo real). Assim, um documento digital só será on-line se ele estiver disponível para leitura em site e se houver conexão com a internet.

Por estarem em meio digital, os e-books são distribuídos pela Internet. Após realizar o download do e-book, os aparelhos eletrônicos ou os dispositivos móveis de leitura não precisam estar conectados à internet para a leitura do e-book.

Vantagens da natureza digital do e-book:

  • Não há custos de logística para entrega de um produto físico, uma vez que a distribuição é digital.
  • Estoque inesgotável (os livros estão sempre disponíveis para venda).
  • Permite ao leitor customizar a aparência do livro.
  • Possibilidade de inserir anotações e marcar textos.
  • Possibilidade de buscar conteúdo por palavras-chave.
  • Possibilidade de navegar por meio de hiperlinks internos para outras partes do e-book (por exemplo: notas de rodapé) e de hiperlinks externos, os quais permitem acesso a outras fontes de pesquisa, como dicionários e tesauros (nesse caso, é preciso estar conectado à internet).
  • Em um aparelho eletrônico, pode-se armazenar vários e-books, permitindo que o usuário leve sua biblioteca para qualquer lugar.

Digital Rights Management – O sistema Digital Rights Management (DRM) é uma ferramenta criada para preservar os direitos autorais de conteúdos digitais, controlar a cópia e evitar a redistribuição ilegal do conteúdo.

O DRM pode ser aplicado na obra, no software leitor, e/ou no e-reader.

Uma das principais desvantagens do DRM é que seu uso requer alto investimento e não garante total controle de cópia ou de pirataria.

Nos e-books da Embrapa, é aplicado um DRM, que identifica a cópia por meio de registro do nome completo e do CPF do cliente no e-book comprado na Livraria Embrapa.