Livro digital

Livro Digital

Estrutura do livro digital

De maneira geral, o livro editado em mídia digital segue as mesmas características do livro editado em mídia impressa e deve seguir as normas de padronização constantes neste manual. No entanto, o e-book no formato ePub apresenta algumas diferenças em relação ao livro impresso:

  • Não há páginas fixas: o texto se adapta ao tamanho da tela do aparelho em uso. Apesar disso, alguns readers numeram as páginas do e-book.
  • Não há títulos correntes. Porém, alguns readers mostram o conteúdo da tag <title> como título corrente.
  • As notas de rodapé são inseridas no final de cada capítulo ou apenas no final do livro.
  • O sumário permite ao leitor navegar pelo e-book e pode ser de dois tipos: externo e interno. O sumário externo é definido pelo arquivo toc.ncx do ePub e é exibido pelos programas de leitura. O sumário interno, elaborado em formato XHTML conforme orientações de Sumário, é inserido no fluxo do texto.
  • Índice: o desenvolvimento de procedimentos necessários para elaboração de índices com vínculos em e-books no formato ePub tem sido um desafio para muitas editoras. As abordagens usadas são:
    • Omitir índices.
    • Incluir os termos de índices de livros impressos, sem o número da página, apenas como sugestões de pesquisa ao leitor.
    • Incluir índices com vínculos usando indexação ou vinculação incorporada, feitos pela própria editora ou usando uma empresa de produção de e-book.
    • Criar novos tipos de índices usando processamento de linguagem ou metadados.

Nem sempre é possível contar com suporte técnico para elaborar índices com vínculos, e mesmo índices com vínculos elaborados em XML podem apresentar irregularidades de formatação.

Nos e-books da Embrapa, optou-se pelo índice com listagem de termos ou palavras, como sugestão de pesquisa para o leitor.

Elementos extratextuais – Capa.

Elementos pré-textuais – Folha de rosto, página de créditos, epígrafe, dedicatória, agradecimento, apresentação, prefácio, página de autores e sumário interno.

Elementos textuais – Introdução, corpo ou desenvolvimento, conclusão, notas, citações e referências.

As referências devem ser grafadas em claro, com os destaques em negrito, com corpo dois pontos abaixo do corpo utilizado no texto.

Elementos pós-textuais – Posfácio, anexos, apêndices, glossário, índice.

 

  Próxima página