Livro impresso

Livro Impresso

Elementos pós-textuais

Definição dos elementos

A ordem dos elementos pós-textuais é a que se segue:

Posfácio

Texto inserido quando há necessidade de acrescentar uma informação que altere ou confirme o conteúdo da matéria. Inicia-se em página ímpar.

Apêndice

Material complementar e/ou comprobatório que abona e documenta a obra. É elaborado pelo autor e não pode ser destacado da publicação, para não causar prejuízo à sua compreensão. Cada apêndice deve ser numerado, levar um título e ser incluído no sumário.

Anexo

Material complementar inserido numa obra que esteja estritamente ligado ao assunto em questão. É elaborado por outro autor. Cada anexo deve ser numerado, levar um título e ser incluído no sumário.

Glossário

Listagem, em ordem alfabética, de palavras e termos que aparecem no texto, com os respectivos significados. As palavras devem ser listadas com destaque em negrito. Inicia-se em página ímpar.

Índice

Listagem de palavras, em ordem alfabética ou numérica, remetendo o leitor ao texto em que elas se localizam. Na Embrapa, os mais usados são: índice alfabético (em livros) e índice de autores (usado na revista PAB). Inicia-se em página ímpar.

Não confundir índice com sumário. O índice localiza-se no final da obra, e o sumário antecede o texto.

Encarte

Material com informações especiais, ilustrações, mapas, etc., inserido no miolo da obra. Em caso de CD ou DVD, estes são acondicionados em embalagem própria, acompanhando a obra, e não podem ser vendidos separadamente.

Colofão

Inserir o texto "Impressão e acabamento" e, abaixo, o nome da gráfica ou da Unidade Editora.  Deve ser aplicado na última página em branco ou na terceira capa (Figura 14).

Figura 14. Modelo de colofão.

Salvar