Elementos textuais

Notas

São indicações, observações ou aditamentos ao texto, feitos pelo autor, tradutor ou editor (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2006), que não devem ser incluídos no texto, para não prejudicar sua leitura.

Nota de rodapé explicativa

Nota utilizada "para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto" (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2006, p. 3). Também são utilizadas para indicar dados relativos às obras no prelo, não publicadas, e-mails, listas de discussão, comunicações pessoais ou informações verbais.

Exemplo:

Os pais estão sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculação escolar ou vinculação profissional.¹


No rodapé da página:

__________

¹ Sobre essa opção dramática ver também Morice (1996).

O sistema de chamada utilizado é o numérico, em algarismos arábicos, sobrescritos, sem parênteses e sua sequência depende do tipo de obra:

  • Em obra individual ou em coautoria a numeração é única e consecutiva para toda a obra, mesmo quando for dividida por capítulos.
  • Em obra coletiva a numeração é consecutiva para cada capítulo da obra, devendo ser reiniciada em cada capítulo.

A numeração no texto deve ser sem espaço, após o texto ou palavra a ser explicada. No rodapé, deve vir com espaço, à esquerda do termo explicativo.

As notas devem ser localizadas na margem inferior da mesma página de sua chamada numérica no texto.

Devem ser separadas do texto por um traço contínuo acima da primeira nota e devem ser alinhadas pela primeira palavra, de forma a destacar o número sobrescrito.

Devem ter fonte menor que a fonte utilizada no texto e ter início e fim na mesma página de sua chamada no texto.

Exemplo:

__________

¹ Como exemplo desse tipo de abordagem, consultar Netzer (1976).

² Encontramos esse tipo de perspectiva na 2ª parte do verbete na nota  

  anterior, em grande parte do estudo de Rahner (1962).

Se ocorrer de uma nota explicativa se repetir na mesma página, utiliza-se a expressão “Idem”, nas subsequentes.

Exemplo:

__________

¹ Trabalho realizado com auxílio financeiro da Embrapa em 2016.

² Idem.

Notas explicativas também são utilizadas para indicar dados relativos às obras no prelo, não publicadas, e-mails, listas de discussão, comunicações pessoais ou informações verbais. Devem ser usadas somente quando não houver outra fonte sobre o assunto em discussão. Neste caso, deve indicar a origem da informação, como ela foi obtida, com quem, onde e em qual data, de forma a garantir a autoria e  a credibilidade da informação divulgada.

Se for possível fazer a referência das obras no prelo ou não publicadas, suas referências aparecerão na nota de rodapé e não na lista de referências.

Tendo em vista que essas fontes são muitas vezes inacessíveis ao leitor ou irrecuperáveis, além do seu caráter informal e efêmero, não é recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa.

Quando houver citação no texto das páginas pré-textuais, o que deve ocorrer apenas quando estritamente necessário, a respectiva referência aparecerá em nota de rodapé.

Nota de rodapé de tabela

Nota utilizada para informar a origem dos dados que constam da tabela (fonte), registrar observações ou comentários para conceituar ou esclarecer o conteúdo das tabelas ou fornecer informações de caráter específico sobre partes da tabela.

Para mais informações sobre o uso de nota de rodapé de tabela, acessar a aba Tabela, deste Manual.

 

Página anterior Próxima página