Sobre o Manual

Sobre o Manual

Apresentação

A Embrapa coloca à disposição dos leitores a quarta edição atualizada e ampliada do Manual de Editoração.

Entre as novidades, esta versão traz informações sobre livro digital (e-book), tendo em vista o lançamento em 2012 pela Embrapa dos seus primeiros livros digitais, em formato ePub – formato de livro digital, aberto, bastante recomendado para a edição de e-books. A intenção da Embrapa é ampliar o catálogo de publicações em formato digital e tornar seus livros cada vez mais acessíveis ao público, em consonância com a perspectiva mundial, que prevê crescimento desse segmento no mercado editorial nos próximos anos.

Outra novidade é o lançamento da nova Série Embrapa, intitulada Série Eventos Técnicos e Científicos, que tem por objetivo divulgar resultados de atividades de pesquisa e desenvolvimento, relatos de experiência e/ou estudos de caso, apresentados em eventos técnicos e/ou científicos promovidos e organizados pela Embrapa, tais como: congressos, simpósios, seminários, workshops, reuniões, conferências e ciclos de palestras, encontros de iniciação científica, semana acadêmica e talento estudantil.

Nesta edição, são apresentados também os novos projetos gráficos das séries Embrapa: Série Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Série Documentos, Série Circular Técnica e Comunicado Técnico.  

Outra novidade desta edição é a inclusão do projeto editorial da nova coleção Povos e Comunidades Tradicionais, que compõe a categoria Agroecologia e Etnoconhecimento, cujo objetivo é a divulgação de temas referentes à construção do conhecimento agroecológico e à interação da Embrapa com povos e comunidades tradicionais em todo o Brasil.

No tópico Padronização e Estilo, foram feitas alterações no intuito de detalhar ou acrescentar e/ou atualizar conteúdos e exemplos, particularmente nos itens Ilustração, Tabela, Destaque, Numeral e Nomenclatura Científica.

Já na parte de Gramática e Ortografia, alguns conteúdos foram ampliados (particularmente Regência Verbal e Concordâncias Nominal e Verbal), e alguns conceitos passaram a ser abordados de forma mais aprofundada (por exemplo, a distinção entre Sigla e Abreviatura). Além disso, vários links foram criados para que os conteúdos sejam facilmente localização pelo leitor.

Nesta edição, foi incluída também a Resolução Normativa nº 6, de 2017, que trata da padronização da aplicação do nome da Embrapa em artigos técnico-científicos e demais publicações. Esta normatização se faz necessária ao longo de toda e qualquer publicação técnica ou científica, seja na afiliação institucional de autores em artigos técnico-científicos, seja nos elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais em livros e em demais publicações nas quais tais elementos se aplicam.

No intuito de contribuir para o estabelecimento de um código de conduta que contribua para realização de pesquisas guiadas por elevados padrões éticos, foram incluídas orientações às Unidades da Embrapa quanto ao plágio e outras condutas antiéticas na comunicação científica.

Esperamos que os profissionais envolvidos com as atividades de editoração consultem este manual e apliquem as recomendações e sugestões aqui apresentadas, como forma de garantir a qualidade das publicações, bem como a manutenção e o fortalecimento da imagem da Embrapa.


Selma Lúcia Lira Beltrão
Gerente-Geral Interina
Embrapa Informação Tecnológica