Notícias

08/08/22 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa participa do XI Congresso da Andav com apresentação de tecnologias e palestras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Andav

Andav -

A Embrapa participará do XI Congresso da Andav, a ser realizado de 17 a 19 de agosto, em São Paulo, SP. O evento é uma promoção da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (ANDAV) e contará com palestras e painéis vinculados ao tema da distribuição no agronegócio, com exposição de mais de 90 marcas. Além de integrar a programação com palestrantes e painelistas, a Embrapa levará ao congresso soluções desenvolvidas nos segmentos da geotecnologia, biotecnologia, práticas agropecuárias, entre outros.

As palestras e os painéis do congresso ocorrerão em dois grandes eventos simultâneos: a Plenária e o Fórum de Distribuição Veterinária 2022. No primeiro dia (17), o presidente Celso Moretti proferirá palestra sobre o papel da Embrapa na inovação da agropecuária brasileira ao longo de sua história (em 2023, a Empresa completará cinco décadas de existência). A palestra será aberta para os participantes dos dois eventos.

Na mesma data, na programação da tarde da Plenária, o pesquisador Evaristo de Miranda (assessor da presidência) integrará o painel sobre sistemas alimentares e a responsabilidade brasileira. O painel seguinte, sobre inovação e tecnologia na distribuição de insumos, contará com a participação da pesquisadora Silvia Massruha (Embrapa Agricultura Digital). Enquanto isso, o pesquisador Guilherme Malafaia (Embrapa Gado de Corte) falará sobre os desafios estratégicos para a produção de carne bovina em palestra no Fórum de Distribuição Veterinária.

Na manhã do segundo dia (18), na Plenária, o chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, mostrará o panorama agroambiental do Brasil, com destaque para os números das áreas destinadas à preservação ambiental pelos produtores rurais - levantados pelo geoprocessamento dos dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) e do Censo Agropecuário 2017. O painel que se seguirá a essa palestra promoverá a discussão sobre bioeconomia e crédito verde e terá a colaboração do pesquisador Marcelo Morandi (Embrapa Meio Ambiente).

No último dia (19), a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo, moderará o painel “Panorama sobre sustentabilidade, ESG e novas exigências do mercado”, no Fórum.

A Embrapa Territorial é apoiadora institucional do evento.

Tecnologias

A Embrapa terá um estande no congresso onde uma equipe apresentará soluções tecnológicas para diversos segmentos. Veja abaixo a relação de ativos tecnológicos que estarão no estande da Embrapa.

Monitora Oeste

Sistema digital que envia ao celular alertas sobre o avanço da ferrugem asiática e da mancha de ramulária pelas plantações de soja e algodão no oeste baiano. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e possui versões para Web e para smartphone

Macrologística da Agropecuária Brasileira

Plataforma com dados numéricos e cartográficos de todo o Brasil sobre a produção agropecuária e o seu escoamento pelo território nacional para atender às demandas dos mercados interno e externo. Mais de 500 mil mapas interativos podem ser gerados pela tecnologia.

AquaPLUS

Plataforma que congrega ativos relacionados às análises genéticas de matrizes/reprodutores de espécies aquícolas. Dentro da tecnologia, estão disponíveis ferramentas genômicas para análise, qualificação, certificação, manejo e melhoramento genético de diferentes espécies, como o tambaqui (TambaPLUS), a tilápia (TilaPLUS) e o camarão vannamei (VannaPLUS)

Mitigação da seca por bactérias benéficas (Produto Auras)

Inoculante bacteriano para promoção de crescimento e proteção de plantas contra a seca. Foi desenvolvido em parceria com a empresa NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola. Por suas características osmotolerantes, as bactérias conseguem reduzir os efeitos do estresse hídrico em soja, milho e trigo em razão da produção de enzimas, fitohormônios, mineralização de nutrientes, solubilização de fosfato e fixação de nitrogênio.

Multiplicação de colônias de abelhas sem ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola

Solução tecnológica inovadora para o sistema de multiplicação e manejo de colônias de abelhas sem ferrão (Scaptotrigona depilis), conhecidas como mandaguari. Permite a produção in vitro de rainhas com a geração de cerca de duas mil rainhas por mês, a partir de uma única colônia. A solução também torna possível a produção de colmeias em escala comercial, para uso na polinização de cultivos agrícolas, e o serviço de aluguel de colmeias para a polinização de lavouras.

Nanoformulações à base de prata para controle de microrganismos contaminantes e pragas

O ativo diz respeito ao processo para produção de nanopartículas de prata (AgNPs), utilizando extratos de plantas do Cerrado (90 plantas) e casca de frutas (20 espécies) para aplicação no controle de microrganismos e pragas (bactérias, fungos, nematóides, insetos) em ambientes e situações variadas.

Semeadura Direta para recomposição da vegetação nativa

Prática agropecuária que envolve semeadura direta de arbustos e árvores na recomposição florestal de áreas de reservatórios de hidrelétricas e outros ambientes. Ela permite que as hidrelétricas executem atividades de restauração ambiental com o plantio de espécies nativas na Área de Preservação Permanente (APP), de acordo com a lei de proteção da vegetação nativa.

As inscrições podem ser feitas na página do evento. No endereço, também constam a programação e informações sobre os palestrantes. 
 

: Congresso Andav 2022 ::

Data: de 17 a 19 de agosto de 2022
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro. São Paulo - SP.

 

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

congressoandavinsumos