Dirigentes

Foto de Marcelo A. Boechat Morandi

Chefe Geral

Marcelo A. Boechat Morandi

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1995), com mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e por meio do programa sanduiche na University of Guelph no Canadá (2001), respectivamente. Atuou como docente em Fitopatologia na Universidade de Rio Verde - UniRV-GO e Microbiologia Ambiental na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC - Campinas. É pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, desde 2001 e tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, com atuação nos temas: epidemiologia, controle biológico e métodos biocompatíveis no controle de doenças de plantas. Como gestor, ocupou cargos de chefe-adjunto de Comunicação e Negócios (2010/2011), chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (2011/2012) e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (2012/2015). Atualmente é presidente do Comitê Gestor (CGPort) do Portfólio de projetos de Manejo Racional de Agrotóxicos da Embrapa, membro do Comitê Gestor do Arranjo de Projetos SaniFrut (Soluções Tecnológicas para os Grandes Desafios Fitossanitários da Fruticultura Tropical) e coordenador do Grupo de Trabalho em Controle Biológico do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE).

Currículo Lattes


Foto de Rodrigo Mendes

Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Rodrigo Mendes

Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo (2002), com especialização em Biotecnologia (2002), e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (2008), também pela Universidade de São Paulo, incluindo 13 meses como pesquisador convidado na Universidade de Wageningen, Holanda. Desde 2010 é pesquisador no Laboratório de Microbiologia Ambiental da Embrapa Meio Ambiente. É orientador e professor no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador da CanaVialis/Monsanto, atuou como pesquisador associado (Postdoctoral Fellow - NWO grant) no grupo de Ecologia Bacteriana e Genômica, do Laboratório de Fitopatologia da Universidade de Wageningen, além de ter participado como pesquisador visitante na Universidade de Lausanne, Suíça, no Lawrence Berkeley National Lab, Estados Unidos, no Rothamsted Research, Reino Unido, e professor convidado no Instituto Isaac Newton da Universidade de Cambridge, Reino Unido. É secretário-executivo do programa de pesquisa internacional Back to the Roots. Em 2011 publicou uma importante descoberta na revista Science revelando como comunidades bacterianas defendem naturalmente as plantas contra infecções causadas por patógenos de solo, pesquisa pela qual foi premiado.

Currículo Lattes


Foto de Maria Isabel de Oliveira Penteado

Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia

Maria Isabel de Oliveira Penteado

Engenheira Agrônoma, com mestrado em Concentração Genética e Melhoramento de Plantas, ambos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP, e doutorado em Biotecnologia de Microrganismos e Plantas pela Universidade de León, Espanha (1994). É pesquisadora da Embrapa desde 1983. Dedicou-se à pesquisa até 2000, quando passou a atuar na área de propriedade intelectual, como agente de patentes, até 2003. Neste período, assessorou o ministro de Desenvolvimento Agrário, em parcerias técnicas internacionais daquele ministério. Em 2004, foi chefe-adjunta de Comunicação e Negócios na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, até início de 2006. Em 2010, assumiu a supervisão de comunicação e negócios da Embrapa Café e no mesmo ano, tornou-se gerente de transferência de tecnologias, cargo que ocupou até 2012. A partir de maio de 2012, foi para o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento para atuar na articulação de parcerias interinstitucionais, promoção da melhoria da qualidade e da competitividade dos projetos, participação institucional da Empresa em editais, apoio aos comitês gestores de portfólios e no acompanhamento da programação de pesquisa, além de ter sido nomeada representante local da ética. Em setembro de 2014 ingressou na Embrapa Meio Ambiente, exercendo atividades junto à Plataforma ABC. Desde dezembro de 2015 responde pela chefia de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente.

Currículo Lattes


Foto de Márcia Regina Grandorff Vital

Chefe Adjunto de Administração

Márcia Regina Grandorff Vital

Graduada em Administração de Empresas, com ênfase em logística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), com especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Negócios, pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas – Metrocamp (2012). Ingressou na Embrapa em 1997 e foi supervisora do Setor de Orçamento e Finanças, entre 08/2007 a 11/2009, atuou como supervisora do Setor de Logística e Serviços da Embrapa Meio Ambiente, no período de 05/2010 a 11/2011 e retornou ao Orçamento e Finanças em 2011, onde permaneceu até 12/2015.

Currículo Lattes