Estágios e bolsas

Se você tem interesse em realizar estágio em nossa Unidade, por favor, encaminhe seu currículo para a base de dados do Setor de Gestão de Pessoas pelo e-mail:
cnpma.sele-estagio@embrapa.br

Os estágios na Embrapa Meio Ambiente obedecerão os seguintes critérios:

  • Existência de convênio entre a Embrapa e a instituição de ensino à qual o candidato está vinculado;
  • O candidato deve estar devidamente matriculado em curso regular da instituição de ensino (ensino médio, graduação ou pós-graduação);
  • Serão aceitos os candidatos a estágio que estejam cursando, no mínimo, a 2ª série do nível médio, o 3º semestre de curso superior em nível de graduação e no caso de pós-graduação estar vinculado a um projeto de pesquisa da Unidade da Embrapa, cujo objetivo esteja relacionado ao tema da tese a ser elaborada;
  • Os candidatos serão pré selecionados pelos curriculum enviados por e-mail, correios ou entregues diretamente na Unidade em Jaguariúna, SP, no Setor de Gestão de Pessoas. A seleção posterior será feita com agendamento de entrevistas;
  • Os estágios poderão ser nas modalidades "remunerada" ou "não remunerada", com contrato a ser celebrado entre a Embrapa Meio Ambiente e os estagiários, com interveniência das respectivas instituições de ensino;
  • A concessão de estágio será efetuada mediante jornada de atividades de no mínimo 08 (oito) horas e no máximo 30 (trinta) horas semanais.

Benefícios oferecidos

  • Bolsa de complementação educacional, para modalidade "remunerada";
  • Seguro de acidente pessoal. 

Oportunidade de Bolsa para Especialista

 

Minuta de Termo de Referência – Parametrização PestLCI

 

1. OBJETO

Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de apoio ao aprimoramento do modelo matemático PestLCI (Birkved e Hauschild, 2006) de estimativa de emissões de pesticidas para os compartimentos ambientais atmosfera, águas superficial e subterrânea.

BIRKVED, M.; HAUSCHILD, M. Z. (2006) PestLCI—A model for estimating field emissions of pesticides in agricultural LCA. Ecological Modelling, [s.l.], v. 198, n. 3-4, p.433-451. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.ecolmodel.2006.05.035>.

2. JUSTIFICATIVA

 

Este termo de referência tem como objetivo apoiar esses aprimoramentos para ampliar a aplicabilidade da ferramenta e refletir de forma mais realista o sistema produtivo e o território brasileiro.

DIJKMAN, T. J.; BIRKVED, M.; HAUSCHILD, M. Z. (2012)  PestLCI 2.0: a second generation model for estimating emissions of pesticides from arable land in LCA. The International Journal Of Life Cycle Assessment, [s.l.], v. 17, n. 8, p.973-986. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s11367-012-0439-2>.

3. LOCAL DO SERVIÇO

Jaguariúna/SP: Embrapa Meio Ambiente (Rodovia SP 340, km 127,5), com possibilidade de realização de parte do trabalho remotamente.

4. DA ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

As seguintes entregas serão necessárias nos prazos especificados abaixo:

Entrega 1 – Base de dados preenchida em planilha eletrônica com os dados de entrada de solo (pH, granulometria e teor de carbono orgânico em ao menos quatro profundidades), clima (médias históricas para temperatura média, mínima e máxima, precipitação média mensal, dias de chuva mensais, irradiação solar e evaporação potencial anual) e pesticidas (peso molecular, solubilidade em água, pressão de vapor, constante de dissociação, log Kow, DT50) para as principais regiões produtoras (cobrindo, ao menos, 70% da produção nacional) de cana-de-açúcar, soja, milho, algodão, café e laranja, a serem confirmadas.

Prazo: 3 meses após data da contratação.

Entrega 2 – Modelo matemático PestLCI parametrizado com os dados de entrada fornecidos na entrega 1. Esta etapa deverá ser efetuada junto ao pesquisador Morten Birkved da University of Southern Denmark.

Prazo: 4 meses após data da contratação.

A empresa contará com apoio dos pesquisadores Robson Barizon, Marília Folegatti e Marcelo Morandi, da Embrapa Meio Ambiente. Alguns aprimoramentos dependem da ação destes pesquisadores e, caso haja imprevistos justificáveis que atrasem a entrega dos mesmos, os prazos acima poderão ser estendidos.

5. REQUISITO MÍNIMO DO PROFISSIONAL

Título de mestrado ou doutorado em áreas afins ao tema de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e experiência profissional de pelo menos 4 anos em atividades de pesquisa e desenvolvimento, verificados pelo Curriculum Lattes, do CNPq. Experiência em pacote Office, com nível intermediário a avançado em Excel, experiência em avaliação de ciclo de vida e nível avançado de fluência em inglês. Será valorizada disponibilidade de tempo para dedicação ao trabalho, disponibilidade para capacitação e execução da parametrização do modelo PestLCI na Dinamarca pelo período de 30 dias, autoria de artigo científico e experiência com produtos agropecuários.

6. FORMA DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

Os produtos deverão ser elaborados sob orientação dos pesquisadores Robson Barizon, Marília Folegatti e Marcelo Morandi, que serão responsáveis por avaliar se a qualidade do material entregue atende aos requisitos necessários.

7. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

a) Elaborar as entregas conforme requisitos do item 4 acima e apresentá-los em formato de planilha eletrônica (entrega 1) e em linguagem Analytica (entrega 2) à equipe da Embrapa Meio Ambiente, de acordo com os detalhes e prazos especificados no item 4 acima.

b) Realizar refinamentos e adaptações nas entregas dos itens acima conforme orientação da equipe da Embrapa Meio Ambiente.

c) Prestar informações referentes à execução deste Contrato quando solicitadas pelo seu/sua Coordenador/a, diretamente ou por intermédio de pessoa por ela indicada.

Obs.: A CONTRATADA não poderá divulgar a terceiros os resultados oriundos da execução do objeto desta contratação, salvo com prévio consentimento por escrito do/a Coordenador/a do Projeto.

8. DA VIGÊNCIA DO CONTRATO

Vigência da data de assinatura do contrato até 4 meses após a data de contração, passível de extensão, mediante justificativa.

9. FORMA DE PAGAMENTO E VALORES

A expectativa é que o pagamento seja feito por depósito em conta corrente, em 2 parcelas, mediante o recebimento das entregas 1 e 2 detalhadas acima.

A expectativa é que cada parcela tenha o valor entre R$ 15.000,00 totalizando R$ 30.0000,00.

10. CONTATOS

marilia.folegatti@embrapa.br   |   robson.barizon@embrapa.br