Infraestrutura

A Embrapa Meio Ambiente possui uma infraestrutura de excelência para análises ambientais, com uma área de 131 ha, sendo que neste espaço, 9800 m2 são ocupados por um complexo de 14 laboratórios, e em 45 ha estão os campos experimentais e as casas de vegetação de apoio à pesquisa. 

Laboratórios

Os laboratórios contam com modernos equipamentos e um apropriado sistema de segurança para a manipulação de organismos geneticamente modificados e produtos químicos em geral. Parte dos resíduos químicos gerados é tratada e o restante é armazenado para posterior encaminhamento à incineração ou enviado para um destino adequado, obedecendo às normas ambientais, sem nenhum descarte de materiais poluentes na natureza. Para realizar as pesquisas a Unidade possui, além dos campos experimentais e casas de vegetação, os seguintes laboratórios:

 

  • LEB – Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança

Estuda os efeitos dos fatores causadores de estresse ambiental relacionados às atividades agrícolas, analisa a expressão de proteínas/toxinas e a biossegurança de organismos geneticamente modificados.

  • LMA – Laboratório de Microbiologia Ambiental

Estuda as interações ecológicas microrganismos-plantas-ambiente.

  • LPB - Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Biológicos

Desenvolve produtos biológicos de interesse agropecuário e provê as bases tecnológicas para a produção, formulação, validação e transferência ao setor produtivo agroindustrial.

  • LQC – Laboratório de Quarentena "Costa Lima"

Fomenta o controle biológico de pragas de importância agropecuária, pela prospecção, introdução, quarentena e liberação de inimigos naturais ou antagonistas exóticos, ou pela seleção de inimigos naturais ou antagonistas nativos.

  • LEQ – Laboratório de Ecologia Química

Analisa substâncias químicas envolvidas nas interações ecológicas de interesse agrícola. Apoia estudos e análises para quantificação, mitigação e avaliação de vulnerabilidade ambiental das emissões de gases de efeito estufa.

  • LPN – Laboratório de Produtos Naturais

Analisa metabólitos secundários de plantas e microrganismos, contribuindo para o uso de substâncias bioativas no controle de pragas da agricultura e pecuária. Contribui para o conhecimento da diversidade química de organismos.

  • LRC – Laboratório de Resíduos e Contaminantes

Desenvolve e valida métodos e efetua análises de resíduos e contaminantes em produtos agrícolas e amostras ambientais.

  • LTA – Laboratório de Tecnologia de Aplicação

Desenvolve projetos de máquinas utilizadas na pulverização de culturas, de métodos e ferramentas para a calibração dos equipamentos e avaliação de eficiência da aplicação.

  • LEA – Laboratório de Ecossistemas Aquáticos

Desenvolve sistemas de avaliação da qualidade da água, por indicadores físicos, químicos e biológicos, que permitem interpretar a estrutura e dinâmica dos ecossistemas aquáticos.

  • LGT – Laboratório de Geotecnologias e Métodos Quantitativos

Desenvolve e aplica técnicas de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas e Métodos Quantitativos em estudos ambientais e agrícolas.

  • LQS – Laboratório de Qualidade do Solo

Realiza análises relacionadas aos atributos físicos, micromorfológicos e mineralógicos que caracterizam a qualidade do solo.

  • LSA – Laboratório de Química do Solo e Água

Realiza análises relacionadas aos atributos físicos e micromorfológicos que caracterizam a qualidade do solo.

  • LBGT – Laboratório de Biogeoquímica e Gases Traço

Realiza análises de gases de efeito estufa provenientes de atividades agropecuárias (CH4, N2O, e CO2), prepara materiais para coleta de amostras de gases, quantifica emissões de gases de efeito estufa e desenvolve estudos sobre o impacto do setor agropecuário na mudança do clima.

Campos Experimentais

SCE – Setor de Campos Experimentais

Apoia a experimentação em campo e casas de vegetação, realizando o planejamento, instalação, condução, avaliação, amostragem e processamento de materiais e informações.