Pesquisa e Desenvolvimento

A Embrapa Meio Ambiente atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação dentro da interface agricultura (atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais) e meio ambiente. Trabalhamos conciliando as demandas dos sistemas produtivos com as necessidades de conservação de recursos naturais e preservação ambiental.


Nossos projetos de P&D são articulados, planejados e desenvolvidos com o principal objetivo de promover a sustentabilidade da agricultura brasileira, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos. Como centro temático, atuamos de forma transversal nas inúmeras parcerias com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e com outras instituições renomadas, públicas e privadas.


Nossos principais resultados consistem em ferramentas de gestão ambiental na agricultura, práticas e processos agropecuários mais sustentáveis, avaliações de impacto ambiental de sistemas de produção agrícola e de novas tecnologias, uso da biodiversidade brasileira e prospecção de cenários futuros e seus impactos ambientais.


Dada a amplitude do tema "meio ambiente", os estudos realizados na Unidade são muito diversificados e transdisciplinares, sendo principalmente focados em: sistemas de produção sustentáveis; uso sustentável de recursos naturais; biotecnologia avançada e novos insumos biológicos para a agricultura; mudanças climáticas globais e implicações nos cenários agrícolas; indicadores de sustentabilidade e avaliação de impactos sociais, ambientais e econômicos de atividades agrícolas; uso sustentável de resíduos agrícolas e urbano-industriais na agricultura e comportamento de contaminantes e resíduos de agroquímicos no ambiente.