Pular para o conteúdo

Plataforma ABC

Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária


A Plataforma ABC, instalada na Embrapa Meio Ambiente, tem como missão articular ações multiinstittucionais de monitoramento da redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) dos setores da agropecuária brasileira, sobretudo as reduções derivadas das ações previstas e em execução pelo Plano ABC.

O Plano ABC possui, como principais compromissos, estratégias que envolvem a ampliação em área dos processos tecnológicos referentes à recuperação de pastagens degradadas, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e de Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas (FP) e Tratamento de Dejetos Animais (TDA). Estas tecnologias apresentam um potencial de mitigação de emissões de GEE da ordem de 133,9 a 162,9 milhões de toneladas de CO2eq até o prazo final do compromisso em 2020. Na COP-21 em 2016, o Brasil ratificou e ampliou as metas assumidas voluntariamente por meio do Plano ABC.

Para o cumprimento de suas atribuições, a Plataforma ABC conta com um Comitê Diretor, composto por membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Embrapa, Rede Clima, sistema bancário, sociedade civil, setor agropecuário privado e responsável técnico da Plataforma, e com a equipe técnica, formada por pesquisadores e analistas da Embrapa e colaboradores especialistas de outras instituições.

Vídeo em destaque - Agrotag

Notícias

Plataformas monitoram redução de gases de efeito estufa e estimulam adoção do Código Florestal

O Brasil é o país que mais reduziu a emissão de gases que provocam o efeito estufa no planeta, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2010, com o lançamento...

Brasil terá plataforma virtual para monitorar redução de gases de efeito estufa

Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) lançam, nesta quarta-feira (28), às 10h, a Plataforma Multi-institucional de Monitoramento...

Como a recuperação de pastagens pode ajudar o meio ambiente?

A recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas previstas no Plano ABC para 2020 pode reduzir as emissões em 40,2 milhões de toneladas de CO² equivalente ao ano.

Governo institui Comitê da Plataforma ABC para monitorar a emissão de gases de efeito estufa

O governo instituiu em novembro, o Comitê Diretor da Plataforma ABC, vai propor e coordenar ações que garantam a o andamento das políticas de implantação e manutenção da plataforma.