Soluções Tecnológicas
Faça uma busca
Método para estimar mudanças de uso da terra - BRLUC
O método BRLUC (Brazilian Land Use Change) foi desenvolvido para estimar a mudança de uso da terra (MUT) associada a produtos agropecuários brasileiros e as emissões de CO2 derivadas, em nível nacional, estadual e municipal. O BRLUC é compatível com os principais protocolos internacionais de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e de Pegada de Carbono.
Recomendações para evitar as parasitoses de peixes redondos
Sistema para eletrificação de bicos hidráulicos
Mitigação da seca por bactérias benéficas
A Embrapa Meio Ambiente possui isolados de actinobactérias que podem apresentar papéis importantes na agricultura sendo potencialmente ativas: i) no controle biológico de patógenos de plantas; e ii) na promoção do crescimento de plantas em solos secos.
Por apresentarem características osmotolerantes conseguem reduzir os efeitos do estresse hídrico em soja, milho e trigo em razão da produção de enzimas, fitohormônios, mineralização de nutrientes, solubilização de fosfato e fixação de nitrogênio.
O primeiro inoculante bacteriano para promoção de crescimento e proteção de plantas contra a seca gerado a partir desta tecnologia é o produto Auras, desenvolvimetno em parceria com a empresa Nooa Ciência e tecnologia agrícola.
Fermentação líquida para produção massal de controladores biológicos no desenvolvimento de biopesticidas
Otimização da produção massal de controladores biológicos fúngicos utilizando a fermentação líquida para o processo de produção de biopesticidas visando o manejo sustentável de doenças de plantas.
Alternativa ao processo de fermentação sólida, para produção em larga escala, com baixo custo e alta qualidade do produto final. Apresenta melhor controle de contaminantes, menor demanda por espaço de produção e mão de obra.
Multiplicação de colônias de abelhas sem ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola
A solução tecnológica inovadora para o sistema de multiplicação e manejo de colônias de abelhas sem ferrão (Scaptotrigona depilis), conhecida popularmente no Brasil como mandaguari.
Permite a produção in vitro de rainhas, por meio da superalimentação das larvas, com a produção de cerca de 2 mil rainhas por mês, a partir de uma única colônia. Possibilita também a produção de colmeias em escala comercial, para uso na polinização de cultivos agrícolas, como berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão.
Possibilita o serviço de aluguel de colmeias para a polinização de lavouras, que atualmente só está disponível com a espécie Apis mellifera, com ferrão, que representa um risco aos trabalhadores rurais e não são eficientes polinizadoras em determinadas culturas agrícolas.
Avaliação de Ciclo de Vida de produtos e processos agrícolas e agroindustriais no Brasil
Software Ambitec-Agro
Produção de juvenis de tilápia-do-nilo em sistema de bioflocos
Produção Integrada de Morango
Processo que oferece alternativas ao sistema convencional de produção com o objetivo principal de racionalizar o uso de agrotóxicos, estimular o equilíbrio do ecossistema e manter a qualidade e a segurança dos produtos. É um programa coordenado pelo MAPA, passível de certificação chancelada pelo INMETRO, e que conta com o apoio de um elevado número de instituições de pesquisa, ensino e extensão para seu fomento, desenvolvimento técnico e formação de multiplicadores envolvidos no processo de conversão do sistema convencional para o sustentável.