Histórico

A pesquisa agropecuária no Estado do Piauí teve início em março de 1967, com a criação da Estação Experimental Apolônio Sales (EEAS), vinculada ao Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária (DNPEA). Em 1972, a EEAS foi transformada em Estação Experimental de Teresina (EET), passando a ser de responsabilidade do estado do Piauí, mediante convênio entre o Ministério da Agricultura e da Secretaria de Agricultura do Estado do Piauí. 

A Deliberação nº 028/75, de 13 de junho de 1975, extingue a EET, criando, logo em seguida, em agosto do mesmo ano, a Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual de Teresina (Uepae de Teresina), com a finalidade de gerar, adaptar e difundir tecnologias agropecuárias para o Estado do Piauí. 

Em 28 de julho de 1986, por meio da Deliberação nº 011/86, é criado o Centro Nacional de Pesquisa de Agricultura Irrigada (CNPAI), na cidade de Parnaíba, PI, com o apoio do PROINE. 

O processo de Modernização Institucional da Embrapa e a Implantação do Planejamento Estratégico, permitindo uma maior integração político-institucional tem início em 1991, com um modelo de pesquisa centrado na demanda. 

Dois anos depois, com a Deliberação nº 007/93, de 22 de março de 1993, é criado o Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte, cujo nome-síntese é Embrapa Meio-Norte, pela fusão do Centro Nacional de Pesquisa de Agricultura Irrigada e a UEPAE de Teresina, com abrangência nos estados do Piauí e Maranhão.

As bibliotecas da Embrapa Meio-Norte, fundadas em 1975 e 1986 (Teresina e Parnaíba, respectivamente) têm como finalidade dar acesso à informação técnico-científica aos empregados e clientes em geral. Somos responsáveis pelo processamento técnico do acervo documental recebido, assim como, pela organização, manutenção e disponibilização da memória técnico-científica da Unidade nos repositórios "Alice" e "Infoteca-e", acessados pelo seguinte endereço: http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/, bastando clicar no ícone referente aos respectivos repositórios.