Infraestrutura

A Embrapa Meio-Norte tem uma infraestrutura alinhada às suas ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologias. A infraestrutura está dividida em cinco bases físicas instaladas em pontos estratégicos das regiões norte e sudeste do Estado do Piauí. Na sede, em Teresina, a Unidade ocupa uma área de 400 hectares, abrigando, além de todas as áreas de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologias, comunicação, biblioteca, laboratórios e setores administrativos, um amplo campo experimental.
 
No município de Parnaíba, na região norte, a Unidade de Execução de Pesquisa ocupa uma área de 596 hectares, com uma infraestrutura compatível a um centro. Dispõe de equipe de pesquisadores, campo experimental, laboratórios, biblioteca e setores de gestão. Em Castelo, município na região norte, a base física ocupa uma área de 358 hectares com a fazenda Cipó. A base física do município de Campo Maior, também na região norte, abriga a fazenda Sol Posto, com 800 hectares. A quinta base física, instalada no município de São João do Piauí, na região sudeste, é a maior de todas. Possui as fazendas Monte Orebe, Octavio Domingos e Guimarães Duque, que juntas, ocupam uma área de 1.585 hectares.
 
Laboratórios
 
A Embrapa Meio-Norte possui 9  laboratórios em Teresina e  11 na Unidade de Execução de Pesquisa no município de Parnaiba.
 
Campos Experimentais
 
Os Campos Experimentais da Embrapa Meio-Norte estão presentes de norte a sul do estado do Piauí, indo da capital, Teresina, aos municípios de Parnaíba, Campo Maior e São João do Piauí. A Unidade têm desenvolvido tecnologias que atendem às demandas do estado e regiões vizinhas,  nas mais diversas áreas da agricultura, sendo referência  em pesquisa e inovação no Meio-Norte do Brasil.
 
O Campo Experimental de Teresina, onde está instalada a Unidade sede,  localiza-se  às margens do Rio Poty, no Bairro Buenos Aires, na zona norte. São 400 hectares de área total, sendo que destes, cerca de 300 hectares são áreas de preservação ambiental. A Unidade tem atuado no desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de Melhoramento Genético de Feijão Caupi, Irrigação, Arroz, Agroenergia, Fruticultura, Milho, Apicultura, Galinha Caipira, Manejo de caprinos e Conservação e Melhoramento Genético de Gado Pé-Duro.
 
A Unidade de execução de Pesquisa e Desenvolvimento, localizada em Parnaíba (em uma área de 1.615 ha) desenvolve pesquisas nas áreas de Agroecologia ,Agricultura Familiar, aqüicultura e pesca, bovinocultura de leite, fruticultura e recursos naturais, além de serviços de produção de mudas e análises de solo e água para fins de irrigação. 
 
Em Campo Maior estão são desenvolvidas as pesquisas com melhoramento genético de Bovinos e manejo de Caprinos e Ovinos. Já em São João do Piauí as pesquisas são com Fruticultura (fruteiras exóticas), Gado Pé-Duro e Caprinos.