Responsabilidade Socioambiental
A Unidade desenvolve ciência e tecnologia considerando o benefício social, os valores culturais e o crescimento econômico ajustado à proteção e conservação do meio ambiente. Perante a política ambiental da instituição, a Embrapa Meio-Norte estabelece compromissos de responsabilidade sócio ambiental, considerando:
- O componente ambiental em todas as etapas de desenvolvimento de projetos institucionais, de pesquisa e de transferência de tecnologia, contribuindo para o uso racional de recursos naturais na região Meio-Norte.
- A responsabilidade ambiental em todas as suas atividades, compartilhando este compromisso com os funcionários, parceiros e fornecedores.
- O incentivo às atividades de educação ambiental no âmbito da Unidade, bem como junto às comunidades adjacentes e/ou influenciados por esta.
- O desenvolvimento e transferência de tecnologias, serviços e produtos que atendam à demanda e a preocupação ambiental dos clientes e parceiros.
- As condições de garantir o cumprimento de normas internas de gestão ambiental e da legislação ambiental vigente.
- A preservação das áreas de proteção permanente, de reserva legal, especialmente as matas ciliares e outros remanescentes florestais citados em legislações específicas municipais, estaduais e federais, garantindo a qualidade e a proteção da água, solo, clima e a manutenção dos serviços ambientais e da paisagem;
- Minimizar a geração de resíduos, assim como efetuar o manejo adequado, o tratamento, o armazenamento, o transporte e a disposição final de resíduos líquidos, sólidos e gasosos, comuns, recicláveis e especiais;
- A utilização de práticas conservacionistas em todos os campos experimentais, quanto à aplicação de agrotóxicos, fertilizantes, corretivos e ao uso da água.