Pular para o conteúdo

Salvar
SalvarSalvar

Orientações

Poderão ser submetidos trabalhos de estagiários e bolsistas da Embrapa Meio-Norte, com vínculo atual ou já encerrado com a Empresa. Os estagiários/bolsistas podem ser estudantes de ensino técnico, graduação ou pós-graduação.


Bolsista de PIBIC do CNPq tem participação obrigatória na III Jornada Científica, com apresentação de resultados.  


Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de RESUMO SIMPLES.


Para submissão de trabalho é indispensável a realização da inscrição na III Jornada Científica por meio do site do evento, até 10 de agosto de 2017.


Os autores devem ficar cientes que, ao enviarem o resumo por meio do site da Jornada Científica, estão enviando automaticamente seu trabalho para o Comitê Local de Publicações (CLP) da Embrapa Meio-Norte.


Importante: Após envio do resumo, o autor responsável receberá um e-mail do CLP informando o protocolo do seu trabalho. Nesta ocasião, obrigatoriamente, deverá ser enviado ao email cpamn.clp@embrapa.br o Termo de Autoria (acesso no menu lateral) de todos os autores/coautores, conforme norma para publicação de trabalhos científicos, adotada pelo CLP da Embrapa Meio-Norte.


Os trabalhos serão avaliados de acordo com os critérios do CLP e da Comissão Organizadora do evento.


A partir da submissão do trabalho ao CLP, ficam os autores cientes da inserção do trabalho nos Anais da III Jornada Cientifica Embrapa Meio-Norte.


Para trabalhos já apresentados em outros eventos, informar a fonte no rodapé.
As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências e citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

A elaboração do resumo deverá atender, rigorosamente, às instruções descritas abaixo. Faça o download do modelo de resumo simples e digite o seu trabalho sobre ele, pois o mesmo já contempla as normas. Em seguida, verifique se realmente as solicitações para cada tópico foram atendidas.

Fique atento
A formatação do documento deverá atender, obrigatoriamente, ao estipulado no modelo disponível. Resumos fora do padrão não serão aceitos pela Comissão Científica.
A extensão total do documento não deverá ultrapassar 1 página, formatada de acordo com o modelo disponível.


O trabalho, na forma de  resumo simples, deverá ser digitado em editor de texto Microsoft Word, em português, fonte Times New Roman, espaço simples entre linhas, em papel tamanho A4. As margens: superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,5 cm, sem recuos, alinhamento à esquerda, texto corrido, sem parágrafo, tamanho máximo de uma página (ver modelo). O texto deve ser enviado em arquivo .doc com tamanho máximo de 2 MB.


O resumo deverá conter:
•    Título
•    Autores
•    Qualificação dos autores
•    Corpo do texto
•    Palavras-chave
•    Apoio financeiro (chamada de rodapé)

 

Título: deverá ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e centralizado, com somente a letra inicial da primeira palavra maiúscula. Os nomes científicos escritos em itálico. Não deve ser finalizado com ponto. Utilizar uma chamada para nota de rodapé (asterisco) para apoio financeiro da pesquisa ou da bolsa/estágio. Deixar espaço de uma linha após o título.


Autores: serão permitidos até seis autores por trabalho, sem limite de coautores empregados da Embrapa. As normas da Embrapa quanto à autoria de trabalhos deverão ser obedecidas. Redigir os nomes dos autores por extenso, fonte 12, centralizado, com apenas a primeira letra maiúscula, sem abreviações e separados por ponto e vírgula. O último sobrenome de cada autor deverá ser seguido de número em algarismo arábico, sobrescrito, correspondente à respectiva chamada no item “Qualificação dos autores”.


Qualificação dos autores: deverá ser apresentada abaixo dos nomes dos autores, justificado, fonte 10. Indicar pelo mesmo número em algarismo arábico sobrescrito ao nome do autor, em forma de expoente, à esquerda. Apenas estagiário/bolsista apresentador e seu orientador na Embrapa deverão ter o e-mail disponível. Dispor o cargo e local de trabalho/estágio/pesquisa e, quando possível, as qualificações devem ser agrupadas por instituição e por graduação/pós-graduação. Deixar espaço de duas linhas em branco após este tópico. Importante: o primeiro autor deverá ser o apresentador do pôster ou do trabalho na oral (neste último caso, se selecionado para tal).


Corpo do texto: deverá conter, no máximo, 400 palavras, fonte 12, em parágrafo único, alinhado à esquerda, sem recuo no primeiro parágrafo. Conter uma sequência lógica, contemplando introdução, objetivo, material e métodos, resultados e conclusão, sem que esses subitens sejam destacados no texto. Elaborar frases curtas para descrever resumidamente e ordenadamente os itens especificados. Detalhar minimamente o material e os métodos empregados na pesquisa, bem como os resultados e a conclusão, para compreensão do leitor. Não deverá conter citações, referências bibliográficas, abreviaturas, figuras ou tabelas. Palavras estrangeiras e nomes científicos devem ser grafados em itálico.


Palavras-chave: deverão ser de três a cinco, redigidas abaixo do corpo do texto, alinhadas à esquerda, separadas por vírgula. O termo “Palavras-chave” deverá ser acompanhado de dois pontos. Além da primeira palavra-chave, iniciar apenas os nomes próprios com letra maiúscula. Terminar com ponto final.


Apoio financeiro: deverá ser descrito em nota de rodapé, com utilização de asterisco. Obrigatório apenas para os bolsistas de PIBIC do CNPq.

 

A apresentação dos trabalhos será feita na forma oral e na forma de pôster.


Os trabalhos a serem apresentados oralmente foram selecionados pela Comissão Científica do evento entre todos os trabalhos aprovados. Os demais serão apresentados na forma de pôster.


Cada apresentação oral terá 10 minutos de duração com 5 minutos para questionamentos pelo público.


Os trabalhos selecionados para apresentação oral deverão utilizar o fundo modelo padrão da III Jornada Científica disponível contido no link referente a "Apresentação oral - orientações".


Os trabalhos a serem apresentados na forma de pôster deverão ser entregues impressos no Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Meio-Norte, em Teresina ou em Parnaíba, conforme modelo  disponibilizado nessa página.

 

A criatividade será um dos critérios de avaliação do pôster, portanto evite apenas copiar a formatação do modelo disponível. Usar a logomarca da III Jornada Científica e da Embrapa Meio-Norte.


A responsabilidade pela impressão e custeio do pôster é dos autores do trabalho.


A forma de apresentação de cada trabalho, com data e horário, está disponível nos tópicos abaixo.

Apresentação na forma oral

 

A Comissão Organizadora selecionou seis trabalhos para serem apresentados na forma oral, conforme Programação  e relação disponível neste link. Esses trabalhos não serão apresentados no formato pôster e sim, de forma oral, utilizando Power Point (modelo obrigatório).

 

A apresentação oral será no Auditório Central da Embrapa Meio-Norte.

 

O apresentador terá 10 minutos para exposição e 05 minutos para responder aos questionamentos da Comissão de Avaliação e/ou plateia.

 

O arquivo com a versão final da apresentação (com extensão .ppt) deverá ser entregue ao Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) com antecedência mínima de 30 minutos da respectiva apresentação.

 

Os critérios utilizados pela Comissão de Avaliação para apresentação oral são:

 

Aspectos relacionados ao conteúdo do trabalho: Justificativa e objetivo do trabalho; Métodos experimentais; Apresentação e interpretação dos resultados;

 

Aspectos relacionados à apresentação: Legibilidade; Uso do slide (espaço), Qualidade dos elementos visuais (gráficos, tabelas, fotos); Organização e objetividade;

 

Características do apresentador: Conhecimento do assunto; Clareza, objetividade, timbre de voz; Uso do tempo (respeito ao limite de 10 minutos); Respostas às perguntas (5 minutos); Postura.

 

Apresentação na forma de pôster

 

Os demais trabalhos aprovados para a III Jornada Científica serão apresentados na forma de pôster. Confira aqui a relação de acordo com os dias:

 

25 de outubro

 

26 de outubro

 

A Comissão Organizadora da III Jornada disponibiliza dois modelos de pôster:

  • Modelo 01: com várias informações para auxiliar na formatação (veja o modelo aqui);
  • Modelo 02: apenas com os elementos obrigatórios - a logomarca da III Jornada Científica e a da Embrapa.

A escolha do modelo a utilizar é do apresentador (bolsista/estagiário e orientador).

 

  • A colocação do pôster no local de apresentação – Biblioteca Hoston Tomás Santos do Nascimento, na Embrapa Meio-Norte, é de responsabilidade do apresentador, que deverá colocar seu material a partir das 14 h no dia 25 de outubro e a partir das 9 h no dia 26 de outubro, de forma que no horário agendado para apresentação, o pôster esteja pronto para avaliação.
  • Durante a sessão de apresentação é obrigatória a permanência do apresentador ao lado do seu pôster para avaliação da Comissão de Avaliação.

Os critérios utilizados pela Comissão de Avaliação para apresentação de pôster são:

Identificação do pôster: deverão estar visíveis o nome do trabalho, seus autores e e-mail para contato (do autor apresentador);

Objetividade do conteúdo: deve informar explicitamente os objetivos, a metodologia e os resultados obtidos;

Qualidade visual do pôster: serão considerados criatividade, harmonia na disposição do conteúdo e facilidade de compreensão das informações contidas; Presença do apresentador: o apresentador deverá obrigatoriamente estar presente durante o período de sessão de pôsteres;

Postura do apresentador: fluência de conhecimento e de exposição do trabalho.

 

Para a formatação do pôster (Modelo 01)

 

Para formatação do pôster conforme Modelo 01 verifique as informações abaixo:

 

Deve constar de título, autores, identificação de autores, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Conclusões.  Veja aqui o esboço do Pôster Modelo 01.

 

Especificações e formatação: deverá ser utilizada a fonte Arial, conforme estas orientações. A parte superior (título e autores) deve ser legível a uma distância de 6 metros. As demais informações devem ser legíveis a uma distância de 2 metros.

Logomarcas de instituições parceiras: NÃO serão permitidas. Quando necessárias, poderão ser mencionadas por extenso, no tópico “Agradecimentos”.

Cor do fundo: poderá ser utilizada uma cor diferente assim como é permitido o uso de marca d´água, lembrando que esses recursos podem dificultar a visibilidade do texto e das figuras do trabalho. Teste antes.

Medidas e margens: todas as margens devem ser de 3 cm.

  • o pôster deve ter 90 cm de largura por 120 cm de comprimento, preferencialmente com cordão na parte superior para facilitar a exposição. As medidas do pôster não devem ser alteradas.

 

Para a formatação do pôster (Modelo 02)

 

Neste Modelo, o apresentador e seu orientador têm liberdade para usar sua criatividade, sendo obrigatória apenas a utilização da logomarca da III Jornada Científica e da Embrapa, conforme modelo disponível (acesse o modelo).

 

 

Os critérios para premiação dos trabalhos (tanto oral quanto pôster) serão definidos pela Comissão Científica da III Jornada e divulgados em breve na página do evento.

A premiação ocorrerá no encerramento da III Jornada Científica conforme programação

Serão premiados o melhor trabalho apresentado na forma oral e o melhor trabalho apresentado na forma de pôster.

Serão emitidos certificados no formato digital para participantes como ouvintes (com no mínimo 75% de frequência), para apresentação de trabalho (pôster e oral) e palestrantes.

Todos os certificados serão enviados apenas por e-mail. O certificado de apresentação de trabalho será enviado apenas ao e-mail do autor responsável (apresentador).

O preenchimento correto da ficha de inscrição na III Jornada Científica é responsabilidade do participante. Fichas preenchidas incorretamente poderão ocasionar a emissão de certificados também incorretos.

A partir da submissão do trabalho, ficam os autores cientes da inserção nos Anais da III Jornada Cientifica Embrapa Meio-Norte.
Os anais serão disponibilizados no site da jornada.

 

 

Resultado da seleção de trabalhos (Pôster e oral)

 

Acesse aqui

 

Divulgação sobre a apresentação

 

Veja aqui

Apresentação de pôster

25 e 26 de outubro

 

Apresentação oral de trabalhos

25 e 26 de outubro

 

 


Sal
Salvar

Salvar
Salvar