Homenagens

Confira abaixo algumas das diversas homenagens concedidas em memória de José Irineu Cabral.

No dia 31 de julho, o Dr. José Irineu Cabral, nos deixou. Como Presidente da Embrapa, teve um papel decisivo na escolha do modelo da Embrapa, em sua implantação e em todas as atividades dos seis primeiros anos de vida da empresa, os quais prepararam as bases para o sucesso que tem desfrutado ao longo de sua vida.

Administrador competente, sempre aberto ao diálogo, paciente, hábil, competente no conciliar as demandas do curto e do longo prazo, firme no seguir a rota traçada, sem fazer concessões que comprometessem os fundamentos da Embrapa, sempre pronto ao diálogo com mundo do poder e político, mas dentro do paradigma do interesse maior da sociedade. Estas habilidades foram importantes na proteção à Embrapa, quando ainda era uma criança indefesa.

Pragmático, experiente e de visão de longo alcance, logo percebeu que pesquisa é recurso humano bem treinado e pago, é cuidar que cada real aplicado renda o máximo, é prestar contas à sociedade a cada instante, é ter visibilidade - nos planos interno e externo, é buscar e proteger o talento, e é escolher prioridades pelos critérios da boa ciência, que sempre está casada com os problemas da sociedade. Por isto, entre as prioridades de sua administração, estava o planejamento, a formação de recursos humanos, a difusão de tecnologia, a avaliação dos resultados, o desenvolvimento de uma mídia especializada na pesquisa e o desenvolvimento de estratégia de captação de recursos, no governo, na iniciativa particular e no exterior.

Soube liderar a Diretoria Executiva num ambiente que primava pela cortesia, pelo diálogo, pela criatividade e pelo debate franco e sincero. Administrou A Embrapa de portas abertas, mas num nível de respeito muito elevado e estimulante às idéias novas. Soube formar equipe, estimular a inteligência e somar competência para o bem da Embrapa.

Na longa vida de Dr. José Irineu Cabral, ele participou ativamente do nascedouro e desenvolvimento da extensão rural, teve papel ativo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e no IICA. Perdeu o Brasil um grande líder.

 

Acesse também

Presidentes

 

Homenagens

Eliseu Alves

 

Anapec