Foto de Marcos Roberto Ferraz

1. Metodologias de análises químicas e físicas para fins de fertilidade do solo e qualidade de água

Marcos Roberto Ferraz

Possui bacharelado em Química, pela Universidade Camilo Castelo Branco (2011), mestrando em Agricultura e Ambiente no CCA / UFSCar - Araras /SP. Químico responsável pelo Laboratório de Ciências Agrárias da FZEA / USP, possui experiência em análises químicas e físicas de solo, foliares, resíduos agroindustriais, fertilizantes e corretivos. Membro do comitê gestor do MET. O grupo de trabalho visa socializar procedimentos analíticos empregados para a qualidade da água e para fins da fertilidade do solo, visando garantir a qualidade analítica e reduzir os resíduos químicos gerados nos laboratórios além da implantação de novas técnicas analíticas.


Foto de Lorien Eliane Zimmer

2. Gestão da qualidade (exclusivo para funcionários da Embrapa)

Lorien Eliane Zimmer

Especialista em administração de empresas e em contabilidade gerencial. Analista na Embrapa Suínos e Aves, desde 1997, supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Institucional e Qualidade – NDIQ, coordenadora do CGQ (Comitê Gestor da Qualidade) da Embrapa Suínos e Aves e o Programa 10S da Unidade. Auditora Líder na NBR ISO 9001 desde 2005. Examinadora Senior e instrutora no Prêmio Qualidade do Governo Federal desde 2002. Integrou o Comitê Técnico do MP5 - Desenvolvimento Institucional. Atua no Comitê Gestor da Qualidade da Embrapa – CGQ-SEQ e é coordena o Comitê Gestor do Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa - CGMET. Publicou diversos documentos série Embrapa relacionados ao seu tema de atuação. O Grupo de Discussão Gestão da Qualidade visa discutir, harmonizar, compartilhar e socializar ferramentas, processos, procedimentos e estratégias adequadas às normas da qualidade, segurança e meio ambiente.


Foto de William Marra Silva

3. Metodologias de análises químicas de nutrição de plantas

William Marra Silva

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (atual Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD). Analista da Embrapa Agropecuária Oeste. Responsável pelo laboratório de solos, plantas, corretivos, onde trabalha desde sua implantação, em abril de 1980. Tem experiência na área de Química Agrícola, com ênfase em Análise Química de Solos e Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: análises de solos (fertilidade, física), nutrição mineral de plantas, resíduos orgânicos e corretivos. Membro do comitê gestor do MET (Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa), e coordenador do grupo de trabalho análises químicas de tecido vegetal do MET, com o objetivo de discutir procedimentos de análises químicas de tecido vegetal, automação, novas técnicas analíticas, assim como a qualidade analítica e rastreabilidade dos resultados.


Foto de Gilberto Batista de Souza

4. Metodologias de análises bromatológicas

Gilberto Batista de Souza

Graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Química Analítica pela USP, analista e supervisor do SGL da Embrapa Pecuária Sudeste. Coordenador dos Ensaios de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal e da ABINPET. Membro dos comitês: de química da REMESP; métodos analíticos do SINDIRAÇÕES; GT em Metodologia de Fertilizantes do MAPA; Rede de Metrologia Química do Inmetro; Comitê Gestor do MET. Experiência na área de Química, atuando nos temas: nutrição animal, alimentos e metrologia química. O grupo de trabalho sobre metodologias de análises bromatológicas visa apresentar resultados do Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal e sobre os materiais de referência produzidos, além de discutir as metodologias de análises em uso nos laboratórios, novas demandas analíticas e metrologia química com foco em avaliação e validação de resultados.


Foto de Robert Domingues

5. Metodologias de biologia molecular e celular

Robert Domingues

Graduado em Ciências Biológicas pela UFJF e mestre em Genética e Melhoramento pela UFV. É analista nas áreas de genômica, transcriptômica e gestão de laboratórios na Embrapa Pecuária Sul. O grupo de trabalho em Metodologias de biologia molecular e celular visa aprimorar o conhecimento dos integrantes a partir do intercâmbio de experiências, bem como da proposição, adaptação e padronização de novas metodologias no âmbito de genômica, transcriptômica, e biologia celular e estrutural.


Foto de Geraldo Baeta da Cruz

6. Metodologias de tratamento de resíduos (exclusivo para funcionários da Embrapa)

Geraldo Baeta da Cruz

Graduação em Ciências biológicas, pela Universidade do Contestado Campus de Concórdia. (Especialização no estudo de ultraestruturas aplicadas a biologia celular, pela UFRJ, Rio de Janeiro). Trabalha na Embrapa Agrobiologia, Seropédica, Rio de Janeiro. Técnico1, Supervisor de infraestrutura, logística e Gestão Ambiental. O grupo de trabalho Resíduos químicos, dará ênfase em discutir e estabelecer as medidas de atendimento legal visando instruir o processo de licenciamento ambiental de operações das atividades de pesquisa, junto aos órgãos estaduais de ambiente.