A Embrapa Milho e Sorgo foi criada em 1975 e instalada em 14 de fevereiro de 1976. Deu continuidade a uma história de sucesso em pesquisa agropecuária na região de Sete Lagoas-MG. Desde 1907 são desenvolvidas pesquisas agropecuárias no município, sempre coordenadas por instituições públicas. Entre elas, se destacam o  Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Centro-Oeste (Ipeaco), o Instituto Agronômico do Oeste (IAO) e a Estação Experimental de Sete Lagoas.

Segundo a filosofia estabelecida na época de sua implantação, o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo coordenaria e executaria pesquisas que teriam como objetivos gerais o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade do produto, a redução dos custos de produção e a expansão da fronteira agrícola pela incorporação de áreas até então subaproveitadas. A coordenação técnica seria conduzida de forma integrada com as universidades, empresas estaduais e particulares, bem como Unidades Executivas de Pesquisa de Âmbito Estadual.

Desde a sua fundação, a Embrapa Milho e Sorgo participa ativamente do desenvolvimento da agropecuária, pautada em ciência, dados e evidências. São 45 anos de pesquisa científica, com resultados e destaques técnico-científicos, gerenciais e mercadológicos inovadores para o agronegócio brasileiro.

Vídeos