Acervo

A Biblioteca da Embrapa Milho e Sorgo reúne um importante acervo com mais de 23 mil publicações, impressas e digitais, especializado em Ciências Agrárias e com foco nos produtos milho e sorgo e em áreas afins. Os objetivos são dar suporte informacional aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da Unidade e atender às necessidades de informação dos usuários e à sociedade em geral.

Todo esse acervo está disponível para consulta local a usuários internos e externos e para empréstimo domiciliar a usuários cadastrados, salvo a coleção de referência, que não está disponível para empréstimo domiciliar.

O acervo físico é composto por quatro coleções: acervo geral (livros, folhetos, teses, dissertações e monografias); coleção de referência (dicionários, enciclopédias); periódicos (com mais de 700 títulos que atendem tanto as demandas da Embrapa quanto os sistemas de comutação bibliográfica); multimeios (vídeos, CD, DVD e outras mídias).

Já o acervo digital é composto por publicações técnicas e científicas, que estão disponíveis nos repositórios institucionais Infoteca-e e Alice, e permitem acesso remoto ao texto completo de publicações com autoria ou coautoria de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo.

Destacam-se os números de publicações da coleção da Embrapa Milho e Sorgo disponíveis nos repositórios institucionais: 1.198 publicações no repositório técnico Infoteca-e  e 5.484 publicações no repositório científico Alice*.

O acervo da Biblioteca da Embrapa Milho e Sorgo é gerenciado pelo Ainfo – sistema informatizado desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária para a gestão de acervos impressos e digitais das bibliotecas da Embrapa, que inclui todas as fases do fluxo de tratamento da informação – e pode ser consultado nas Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Brasileira (BDPA).

*Dados coletados em maio de 2014