Embrapa Escola

Iniciado em 1997, o programa Embrapa Escola apresenta, para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, conhecimentos sobre preservação ambiental e a importância da pesquisa agropecuária na produção de alimentos, fibras e energia.

Estes conhecimentos são transmitidos de diversas formas, dentre elas estão a realização de palestras em escolas, a participação em feiras de ciência e outros eventos voltados para o público infanto-juvenil, além da visita à Embrapa Milho e Sorgo.

Durante a visita à Unidade, que dura cerca de 2 horas, os alunos aprendem os conceitos de sustentabilidade e a importância da agropecuária por meio de palestras, jogos lúdicos e ida à Vitrine de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo, que abriga plantações de milho, sorgo, mandioca, girassol e diversas frutas. As visitas podem ser agendadas para as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Além destes conteúdos, é possível que outras palestras sejam solicitadas no momento do agendamento (podendo ser realizadas de acordo com a disponibilidade), dentre eles:

Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano):

- A importância da agroecologia

- Controle biológico de pragas

- A importância da conservação do solo para a produção de alimentos e de água

Ensino Médio:

- A importância da agroecologia

- Controle biológico de pragas

- A importância da conservação do solo para a produção de alimentos e de água

- Transgênicos

Para que o evento aconteça de forma segura, pedimos que os alunos utilizem sapato fechado, boné e filtro solar, e entrem apenas em áreas contempladas na visita, sem correr, evitando qualquer tipo de incidente.

A Embrapa Milho e Sorgo não conta com transporte para os alunos e não dispõe de lanche, mas é possível reservar um horário dentro da programação para que os alunos consumam alimentos trazidos por eles ou pela escola.

Informamos que fotografias e vídeos podem ser realizados pela Embrapa Milho e Sorgo durante a visita e que as imagens somente poderão ser usadas para divulgação institucional ou interna do programa Embrapa Escola.

Todas as atividades do Embrapa Escola, incluindo as visitas à Embrapa Milho e Sorgo, devem ser agendadas pelo e-mail milho-e-sorgo.embrapaescola@embrapa.br ou pelo telefone (31) 3027-1886. (Contato: Aurélio Martins Favarin).