Notícias

28/07/16 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa Monitoramento por Satélite sedia o 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Evento teve a participação de sete instituições de pesquisa da região de Campinas.

Evento teve a participação de sete instituições de pesquisa da região de Campinas.

Bolsistas de iniciação científica vinculados a instituições de pesquisa da região de Campinas (SP) participaram na semana passada da 10ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC 2016). O objetivo do evento foi proporcionar aos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do CNPq a oportunidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas durante o período de estágio.

O CIIC 2016 é uma realização das três Unidades da Embrapa na região – Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Monitoramento por Satélite – em conjunto com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta Regional), Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ).

Neste ano, o evento foi sediado na Embrapa Monitoramento por Satélite, entre 2 e 4 de agosto, e teve 169 trabalhos inscritos, apresentados na forma oral e em sessões de pôsteres. Ao final do congresso, uma comissão avaliadora premiou os melhores expositores de cada instituição, nas duas categorias. O estudante do segundo ano de geografia da PUC Campinas Adalgiso Alves Camargo Júnior foi um dos selecionados. Para ele, que é bolsista da Embrapa Monitoramento por Satélite, o congresso foi uma importante oportunidade para divulgar o trabalho que vem sendo realizado. "A participação em eventos como esse contribui muito para nossa formação acadêmica", completa.

No total, as Unidades da Embrapa tiveram 36 trabalhos inscritos. Entre outros temas, as apresentações abrangeram o uso das geotecnologias, com estudos voltados para identificação de sub-bacias hidrográficas, pastagens e sistemas de produção em pecuária e balanço de energia; aplicação de modelos matemáticos na avaliação da doença dos citros, o desenvolvimento de aplicativos Android para agricultura e estudo de descritores e classificadores para reconhecimento de bagas de café; e ainda trabalhos sobre microrganismos para controle de fitopatógenos, emissão de metano por variedades de arroz irrigado e sobre toxicidade de extratos de plantas.

A programação do evento contou ainda duas palestras de pesquisadores convidados pela comissão organizadora. No dia 2, o professor de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ex-pesquisador da Embrapa Meio Ambiente José Maria Gusman Ferraz falou sobre agroecologia. Já no dia 3, foi a vez do professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/ USP) e presidente da Fundação Agrisus, Antônio Roque Dechen, apresentar a palestra "A Evolução da Agricultura no Brasil e a Sustentabilidade".

Os anais do evento, com os resumos apresentados, estarão disponíveis na página do congresso na internet: www.ciic.net.br.

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Telefone: 19 3211-6214

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ciic