História

Fundada em 31 de maio de 1989, a Embrapa Monitoramento por Satélite está localizada em Campinas (SP), município considerado importante polo de ciência e tecnologia. Inicialmente criada pela Diretoria-Executiva da Embrapa com o nome de Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite (NMA), a Unidade passou a ser denominada Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento por Satélite (CNPM) em maio de 2000.
 
Atualmente é conhecida pelo nome-síntese de Embrapa Monitoramento por Satélite, um dos centros temáticos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Desde sua fundação, acompanha de perto o rápido desenvolvimento do mercado de observação da Terra, com foco em pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura. A Unidade traz em seu histórico importantes parcerias e cooperações com instituições nacionais e internacionais, valorizando o uso de geoinformação e geotecnologias, hoje indispensáveis em processos de tomada de decisão com base no espaço e no território.
 

1980

Em 1989, o Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite (NMA) é criado em Campinas (SP).

1990

Em 1992, foi elaborado o I Plano Diretor da Embrapa Monitoramento por Satélite.

2000

Em 2000, o Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite (NMA) passa a ser denominado Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento por Satélite. Em 04 de março de 2008, é inaugurada a atual sede da Embrapa Monitoramento por Satélite, construída em área cedida pelo Exército Brasileiro em Campinas (SP).

2010

Em 25 de maio de 2012, inaugura o Complexo de Laboratórios e Infraestrutura para a Pesquisa e Inovações Geoespaciais e de Recepção e Processamento de Imagens.