Pesquisa e Desenvolvimento

As geotecnologias e a geoinformação são essenciais para enfrentar o desafio de monitorar a agricultura no Brasil, pois oferecem uma visão abrangente e circunstanciada da realidade. A Embrapa Monitoramento por Satélite atua na geração de conhecimentos, tecnologias e inovações geoespaciais para a agropecuária com o objetivo de apoiar processos de tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas. 
 
Sua equipe de pesquisadores e analistas desenvolve ações e projetos de pesquisa voltados para a aplicação das geotecnologias em agricultura, pecuária, florestas e meio ambiente, nas seguintes linhas:
 

Aplicar técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto em estudos espaço-temporais de sistemas agropecuários e ambientais.

Desenvolver sistemas de identificação, qualificação e monitoramento por meio de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto sobre a dinâmica espacial e temporal do uso e cobertura das terras, áreas degradadas e a intensificação agropecuária.

Gerar zoneamentos visando o uso sustentável dos recursos naturais, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Desenvolver modelos e simular sistemas de monitoramento com ênfase em conservação de recursos naturais, intensificação agropecuária e avaliação de áreas degradadas.

Desenvolver indicadores espacialmente explícitos de sustentabilidade e produtividade de sistemas agrícolas e ambientais.