Transferência de Tecnologia

Inteligência Territorial é ferramenta estratégica para a Transferência de Tecnologia na Embrapa Monitoramento por Satélite, que atua de forma transversal no processo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, estruturando-se a partir da gestão da informação e do conhecimento – da prospecção de demandas da sociedade ao longo da geração das tecnologias até a sua transferência efetiva ao público.

O processo de transferência de tecnologias realizado com base em uma visão territorial multitemática, a partir do conceito da Inteligência Territorial Estratégica, estruturando um conjunto de ferramentas e métodos aplicados para a compreensão de um território em sua totalidade por meio da integração de informações provenientes de diferentes bancos de dados, representa uma nova estratégia que ajuda a superar os limites dos enfoques por cadeia produtiva ou de categoria de agricultores.

O uso da Inteligência Territorial Estratégica é um instrumento complementar relevante no processo de planejamento da inovação da pesquisa agropecuária. O tema é um dos suportes da Aliança para a Inovação, ação estruturante contida no Plano Gerencial da Empresa para 2016-2018.

A Transferência de Tecnologia na Embrapa Monitoramento por Satélite é responsável pela avaliação de impacto das Tecnologias, Produtos e Serviços desenvolvidos, por meio do monitoramento contínuo do uso e da demanda e da aplicação de metodologias para aferir esse impacto.

A área também realiza a gestão da propriedade intelectual dos projetos, das informações existentes nas Unidades de Informação da Empresa, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de negócios e a inserção da Embrapa junto ao público foco e potencial.