A Embrapa insere seus produtos no mercado por meio de parcerias que são firmadas nas esferas público/privada e público/público. A parceria com a União e os Estados promove o aumento de oportunidades para que agricultores familiares tenham acesso a insumos de melhor qualidade, adaptados para uma boa produção em todas as regiões brasileiras.

Neste sentido, por meio de contrato firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Embrapa fornece sementes que são distribuídas dentro do Programa Brasil Sem Miséria aos agricultores de diversas regiões do país. Este é um dos objetivos do programa do Governo Federal que tem a coordenação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O objetivo dessas ações é a inclusão produtiva de agricultores familiares em situação de extrema pobreza, por meio do aumento da produção agrícola, a partir de orientação e acompanhamento técnico, oferta de insumos e apoio na comercialização da produção excedente.

Ao firmar contratos com empresas e empreendedores privados para a comercialização das suas cultivares, a Embrapa incentiva no país o desenvolvimento do setor agroindustrial ligado à produção de insumos e possibilita o melhoramento da produção agrícola e da qualidade dos alimentos consumidos. Hoje, a Embrapa firma parcerias com a iniciativa privada para o desenvolvimento tanto de produtos quanto de mercado.

Para o desenvolvimento de produtos são assinados contratos de cooperação técnica com instituições formadas por empresas e produtores preocupados com o desenvolvimento da agricultura nacional. Hoje, o portfólio da Empresa mostra maior volume de negócios nas sementes e nas mudas de cultivares desenvolvidas pelos programas de melhoramento genético vegetal da Embrapa. Porém, o leque de tecnologias oferecidas no mercado pela Embrapa contempla diversos produtos, processos e serviços que levam soluções tecnológicas aos agricultores e agroindustriais do país.

Para o desenvolvimento do mercado, a Embrapa busca se inserir nos mercados, especialmente nas oportunidades existentes para a genética Embrapa nos diversos nichos agroindustriais, licenciando empresas e empreendedores para a comercialização de produtos, fortalecendo a rede de distribuição Embrapa com maior alcance e capilaridade.