Últimas notícias

Voltar

Parceria Federal apoia realização do Congresso Latino-americano e Brasileiro de Agroecologia

Foto: Divulgação

Divulgação -

Representantes dos órgãos estarão atentos às demandas da sociedade

O Congresso Latino-Americano e Brasileiro de Agroecologia será uma oportunidade para que os participantes saibam como algumas ações de âmbito federal podem contribuir para a agroecologia e produção orgânica no Brasil. Dentre os mais de 10 ministérios e secretarias ligadas ao tema e que estarão presentes no evento, estão o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), ligada à Casa Civil.

Segundo o coordenador-geral de Agroecologia e Produção Sustentável da Sead, Marco Pavarino, o congresso será uma oportunidade para apresentar as ações desenvolvidas para o setor. “Vamos mostrar o conjunto de iniciativas dos órgãos envolvidos no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). Especialistas também explicarão aos visitantes os seis eixos que compõem o plano. Será uma importante oportunidade de mostrar à sociedade as açõe promovidas pelo governo”, explica Pavarino. Os seis eixos são: produção; uso e conservação; conhecimento; comercialização; terra e território.

O governo apoiará ainda a participação de agricultores familiares, palestrantes e expositores, com o objetivo de congregar diferentes conhecimentos e representatividades no evento. “O MAPA tem ajudado no reconhecimento da importância desse evento e dos impactos que ele trará para o aprimoramento e desenvolvimento de práticas sustentáveis de difusão de tecnologias, conhecimentos e saberes”, afirma a coordenadora-substituta de Agroecologia e Produção Orgânica do MAPA, Virgínia Lira.

Durante o congresso, a Comissão Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO) montará um estande institucional na Feira da Sociobiodiversidade e dos Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares.

Além da feira, diversos representantes da esfera federal estarão participando e ouvindo as demandas da sociedade, como na palestra “Políticas Públicas da Sociobiodiversidade e Mercados Institucionais” (dia 13/09, das 14h às 17h).

“Pretendemos levar a todos que vão participar do congresso as informações de como o governo pode contribuir para a agroecologia e produção orgânica. Será um momento de reafirmação da agroecologia e da produção orgânica, em que discutiremos como dar maior visibilidade à produção dos agricultores familiares, povos e comunidades”, afirma Pavarino.

Temática ambiental

Além do aspecto da segurança alimentar e produção sustentável, as práticas agroecológicas também podem ser consideradas um serviço ambiental e social, cuja premissa básica é a valorização do produtor rural.

“O Congresso de Agroecologia projetará temas ambientais para a população em geral. Sistemas agroflorestais para recuperação de áreas de proteção, iniciativas de manejo florestal madeireiro, e geração de trabalho e renda para as populações rurais são alguns desses temas”, afirma o diretor-substituto do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Allan Milhomens.

De acordo com Milhomens, o MMA promoverá atividades na Feira da Sociobiodiversidade  que vai acontecer no dia 12 de setembro, das 13h às 22h; 13 e 14 de setembro, das 10h às 22h, e no dia 15 de setembro das 10h às 12h30.

 

Serviço: VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno

De 12 a 15 de Setembro de 2017
Horário: De 8h às 22h (no último dia, a programação vai até as 17h)
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental - Brasília
Informações: contato@agroecologia2017.com

Irene Santana - Colaborou Letícia Verdi, do MMA (MTb 11.354/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Telefone: (61) 3448-4769

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/