Seja bem-vindo(a) à Casoteca da Ouvidoria da Embrapa!

 

Neste site, você encontrará um acervo virtual de casos de tratamento de manifestações feitas à Ouvidoria da Empresa. Os casos pretendem estimular a reflexão sobre a aplicação dos princípios que norteiam a atuação da Ouvidoria Pública, cobrindo temas como ética, diversidade, relacionamento com a sociedade etc., com o foco na atuação da Empresa.

 

O estudo dos casos é ferramenta de aprendizagem com potencial para transferência de conhecimentos e habilidades para empregados e cidadãos, com foco em problemas ou desafios, seja para superá-los ou para documentar os esforços feitos para suplantá-los. O que se pretende é fornecer ao leitor relatos, questões, problemas, escolhas e informações para que reflita sobre soluções, possibilidades de ação e tomada de decisão, e faço-o responder à questão-chave: o que você faria se tivesse que enfrentar as circunstâncias descritas no caso?

 

Enfim, os casos são narrativas que apresentam um cenário que espelha a vida real, na qual decisões são tomadas e conclusões feitas com base no contexto apresentado. São formas de trazer a realidade para o contexto de relacionamento entre a empresa e a sociedade, e empregando-os como recurso importante para a aprendizagem.

Conheça nosso acervo, utilize-o, conte sua experiência.

Participe da Casoteca!

Envie seu caso para avaliação: ouvidoria@embrapa.br

E colabore com a construção de novos materiais para o aprendizado organizacional.

 

A DEVIDA INTERPRETAÇÃO DOS NORMATIVOS – o caso da inelegibilidade de empregada em licença gestante, no Processo de Progressão Salarial por Mérito 

 

O CASO DA REFORMA DOS PRÉDIOS – Um justo apelo dos empregados

 

O CASO DA “CENSURA ÉTICA” — a reformulação de uma decisão