Apresentação

 
A Embrapa Pantanal é uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Criada em 24 de fevereiro de 1975 como uma pequena unidade de pesquisa para atender demandas da pecuária extensiva no Pantanal, ampliou em 1984 sua missão e abordagens de pesquisa após identificar a complexidade socioeconômica e ambiental da região.
 
Hoje, a Embrapa Pantanal tem uma equipe técnica formada por 35 pesquisadores,13 analistas e 68 empregados nas áreas de apoio à pesquisa, totalizando 116 empregados.
 
As atividades da Unidade são focadas nas seguintes áreas:
 
●  Agricultura familiar
●  Agroecologia e agricultura orgânica
●  Ciência e tecnologia de alimentos
●  Conservação e uso de recursos genéticos
●  Ecologia e manejo de fauna
●  Ecologia e manejo de recursos pesqueiros
●  Fontes alternativas de energia
●  Gestão de biodiversidade
●  Gestão e conservação de recursos hídricos
●  Mudanças climáticas globais
●  Manejo de pastagens nativas
●  Produção pecuária sustentável
 
A instituição adota como estratégia a eficiência na captação de recursos para viabilizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dentre as fontes financiadoras está o Tesouro Nacional, que repassa recursos para o Sistema Embrapa de Gestão. Outra estratégia adotada é a elaboração de projetos em rede visando a captação de recursos em fontes externas nacionais e internacionais.
 
A Embrapa Pantanal possui uma política de comunicação para a transferência de conhecimentos, tecnologia e processos à sociedade. A Unidade prioriza mecanismos de incentivo e valorização de publicações técnico-científicas em periódicos indexados, nacionais e estrangeiros, além da publicação de livros técnicos. Disponibiliza também publicações em série, de livre acesso via Internet, voltadas a um público mais diverso:
 
●  Boletim de Pesquisa & Desenvolvimento (BP);
●  Boletim Agrometeorológico (BA);
●  Comunicado Técnico (COT);
●  Circular Técnica (CT);
●  Série Documentos (DOC);
●  Artigos de Divulgação na Mídia (ADM).
 
Desde 1986, a Unidade organiza o Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal (SIMPAN). Este evento reúne especialistas nacionais e estrangeiros, estudantes e comunidades da região. O SIMPAN tem como propósito divulgar resultados de pesquisas sobre o Pantanal, promover o encontro entre comunidade científica e sociedade. Os resultados são publicados em livro e disponibilizados gratuitamente na Internet. Através de suas ações, a Unidade espera contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico da região.
 
Conheça mais sobre o bioma em que a Embrapa Pantanal está inserida através do link abaixo: