Acervo

A Biblioteca da Embrapa Pecuária Sudeste foi criada em 1976, com o objetivo de dar suporte bibliográfico às pesquisas da Unidade, cooperar com o Sistema Embrapa de Bibliotecas – SEB  e desta forma, contribuir para a disseminação e transferência do conhecimento.

A Biblioteca é responsável por toda a documentação científica produzida e adquirida pela Unidade, pelo arranjo na organização e armazenamento dos documentos, independente do seu formato físico e, principalmente, pela disponiblização da informação.

Atualmente, possui um acervo de cerca de 19.321 registros:  3.340 livros; 316 títulos de periódicos; 2.401 folhetos; 814 teses e 5489 registros relacionados à produção científica. Esses dados podem ser consultados acessando o seguinte sitio:BDPA, Infoteca e Alice, sabiia . Reúnem  e permitem acesso a informações sobre tecnologias, com linguagem adaptada, permitindo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes, professores de escolas rurais e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com facilidade.

A biblioteca dispõe ainda de memória técnica informatizada, com artigos dos pesquisadores da Unidade online. É permitido aos usuários o livre acesso ao acervo bibliográfico e está aberta ao público em geral para consulta. O acervo é especializado em agricultura e pecuária. Compõe-se de livros, folhetos, teses, separatas, mapas, periódicos, bases de dados e publicações eletrônicas entre outras. A Biblioteca dispõe de computadores e sala de reuniões para usuários.