Estágios e Bolsas

O Programa de Estágio da Embrapa existe com o objetivo de orientar os estudantes, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino. Isso ocorre por meio da vivência de ambientes e processos de trabalho em situações reais da futura profissão. De acordo com esse Programa, as  unidades centrais e descentralizadas da  Embrapa podem conceder estágio para alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação.

Abaixo estão as principais orientações ligadas ao processo de Estágios da Embrapa Pecuária Sudeste.

Estágio – "Ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando cursos do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano), do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, e do Ensino Superior, incluindo as modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), autorizados, reconhecidos ou credenciados nos termos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB)" (EMBRAPA. Norma de estágio de complementação educacional da Embrapa, 2008).

Estagiário – estudante vinculado a uma Instituição de Ensino em nível médio, técnico ou de graduação. O estágio pode ser obrigatório (previsto na grade curricular) ou não obrigatório (na Embrapa, remunerado).

Estudante de Pós-Graduação – estudante de pós-graduação, em nível de mestrado e/ou doutorado, em Instituição de Ensino conveniada à Embrapa Pecuária Sudeste.

Bolsista – Estudante ou graduado que desenvolva atividades de apoio à execução de projetos de pesquisa, recebendo em contrapartida, bolsa de estudo, fornecida por Instituição de Fomento ou por convênios entre Embrapa e Instituição de Fomento.

Estágio obrigatório – "Estágio previsto no currículo do curso como requisito necessário à aprovação do estudante e à obtenção de seu diploma".

Estágio não-obrigatório – "Estágio desenvolvido como atividade opcional, com vistas a oportunizar ao aluno experiência profissional". Disponível apenas quando há recursos financeiros em projetos de pesquisa e desenvolvimento ou projetos administrativos.

Informações importantes

A concessão de estágio está condicionada à prévia celebração de convênio com a Instituição de Ensino. Caso sua Instituição de Ensino não possua convênio de estágio com a Embrapa, deverá ser encaminhado ao SAC para providências.

Será celebrado, com cada estudante selecionado, um Termo de Compromisso de Estágio, em modelo próprio da Embrapa, com a interveniência necessária da Instituição de Ensino, fazendo-se expressa referência ao convênio existente.

A Embrapa Pecuária Sudeste torna público os editais PIBIC e PIBITI de 2017 e convida os alunos das Instituições de Ensino Superior (IES) das áreas de ciências agrárias, biológicas e outras pertinentes aos projetos de pesquisa desenvolvidos na Unidade a submeterem propostas. As inscrições vão de 22 de maio a 26 de junho de 2017.

Edital PIBIC

Baixar arquivo PDF

Edital PIBITI

Baixar arquivo PDF

A carga horária semanal é de, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 25 (vinte e cinco) horas para estudantes de ensino médio e superior.

O estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.

Na Embrapa Pecuária Sudeste os estágios poderão ser cumpridos nos seguintes horários: das 7h às 12h; ou das 8h às 12h; e/ou das 14h às 18h.

"É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares. [...] Caso o estágio tenha duração inferior a 1 (um) ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional aos dias estagiados"  (NORMA EMBRAPA ESTÁGIO, 2008, p.8).

A Embrapa Pecuária Sudeste oferece ônibus próprio, em trajeto específico, sem custo para os estudantes. As linhas estão disponíveis para consulta.

 

Baixar arquivo PDF

O estudante não pode manter vínculo empregatício ou ter bolsa (de remuneração) enquanto realizar estágio (obrigatório ou não obrigatório) na Embrapa;

Todos os bolsistas, exceto PIBIC e PIBITI, precisam pagar seguro.

A Unidade não oferece alimentação e alojamento.

- Ofício (modelo);

Baixar arquivo PDF

- Cópias do: RG, CPF e título de eleitor;

- Caso possua, informar nº do NIT ou PIS/PASEP;

- Preenchimento de cadastro de estágio não obrigatório ou obrigatório;

Não obrigatório

Baixar arquivo PDF

Obrigatório

Baixar arquivo PDF

- Vias originais, devidamente assinadas e carimbadas pela Instituição de Ensino, da declaração/atestado de matrícula e do histórico/boletim escolar;

- 1 foto 3X4 recente e,

- Curriculum Vitae ou Lattes.

- Cópias do: RG, CPF e título de eleitor;

- Caso possua, informar nº do NIT ou PIS/PASEP;

- Cópia do diploma do último curso (frente e verso; graduação ou mestrado);

- Cópia do projeto de pesquisa;

- Apólice de seguro de vida (morte e acidentes pessoais) com data (dia/mês/ano) de início e data (dia/mês/ano) de término bem explícitas;

- Preenchimento de cadastro de sigilo

Baixar arquivo PDF

- Atestado de vínculo de curso (modelo)

Baixar arquivo PDF

- Vias originais, devidamente assinadas e carimbadas pela Instituição de Ensino, da declaração/atestado de matrícula e do histórico/boletim escolar;

- 1 foto 3X4 recente e,

- Curriculum Vitae ou Lattes.

- Termo de Outorga da Bolsa;

- Cópias do: RG, CPF e título de eleitor;

- 1 foto 3X4 recente;

- Caso possua, informar nº do NIT ou PIS/PASEP;

- Cópia do diploma do último curso (frente e verso; graduação ou mestrado);

- Cópia do projeto de pesquisa;

- Preenchimento de cadastro de bolsista TCCOA, PIBIC ou PIBITI;

TCCOA

Baixar arquivo PDF

PIBIC ou PIBITI

Baixar arquivo PDF

 

Em caso de vínculo estudantil o estudante deve também apresentar:

- Ofício (modelo), em caso de graduação

Baixar arquivo PDF

- Vias originais, devidamente assinadas e carimbadas pela Instituição de Ensino, da declaração/atestado de matrícula e do histórico/boletim escolar.

- Atestado de vínculo de curso (modelo), em caso de pós-graduação

Baixar arquivo PDF

Estabelecimento de Convênio:

O interessado deverá verificar a existência de convênio com a Instituição Parceira, junto ao Sistema de Acompanhamento de Instrumentos Contratuais (SAIC) – através do Setor de

Estágios ou Área de Contratos e Convênios (Assessoria Jurídica da Unidade);

Caso não haja convênio:
 

Por meio do Articulador Internacional Local, deve-se acionar a Coordenação de Cooperação Científica, na Secretaria de Relações Internacionais – SRI para estabelecimento de convênio (Cada ponto focal é responsável por um continente - região geográfica). Prazo mínimo de submissão é de 4 meses de antecedência, caso não exista

Convênio/Memorando de Entendimento para fechamento do mesmo;

Convênio fechado e registrado – 1ª etapa alcançada.

 

Fluxograma

Convênio/Memorando de Entendimento;

Projeto de Cooperação Técnica (PCT) - instrumento básico para análise e avaliação de uma proposta de cooperação técnica (Responsabilidade: empregado solicitante);

PCT (português)

Baixar arquivo PDF

PCT (espanhol)

Baixar arquivo PDF

PCT (inglês)

Baixar arquivo PDF

 

Justificativa Técnica (Responsabilidade: empregado solicitante);

Foto 3x4 (Responsabilidade: visitante);

Documento Pessoal: Passaporte ou similar (Responsabilidade: visitante);

Cópia do CPF ou protocolo (Responsabilidade: visitante);

Curriculum vitae (Responsabilidade: visitante);

Apólice de seguro - morte e acidentes pessoais (Responsabilidade: visitante);

Comprovante do Responsável pelo Custeio das despesas (Responsabilidade: visitante).

Embrapa Pecuária Sudeste

Abertura do processo

O responsável por receber o visitante deverá passar o Plano de Trabalho pelo CTI;

O responsável por receber o visitante deverá entregar a documentação necessária no Setor de Estágio com 60 dias de antecedência;

Setor de Estágio encaminha o processo à SRI – Coordenação de Cooperação Técnica;

SRI encaminha para o Chefe da Assessoria Jurídica da Embrapa (AJU) emitir parecer;

AJU retorna o parecer para SRI;

SRI encaminha para a Unidade requisitante a resposta;

Caso positivo, o Setor de Estágio comunica o aceite e  providencia crachá para locomoção em ônibus e informa o Setor de Infraestrutura sobre período de permanência do visitante.

Fechamento do processo

Ao final do período, o empregado responsável elabora relatório de estada do visitante, imprime, assina e encaminha ao Setor de Estágio para fechamento do processo.

Modelo Relatório de Estada Visitante

 

Baixar arquivo PDF

Resolução normativa 43

Baixar arquivo PDF

 

Resolução normativa 116

Baixar arquivo PDF

Os bolsistas PIBIC e PIBITI serão segurados pela Embrapa. Os demais bolsistas são obrigados a apresentar apólice de seguro de vida (morte e acidentes pessoais) com data (dia/mês/ano) de início e data (dia/mês/ano) de término, bem explícitas.

 

Modelo de Relatório

Baixar arquivo PDF

- Pedido de renovação de estágio (por e-mail, modelo), encaminhado pelo orientador com no mínimo 20 (vinte) dias de antecedência

Baixar arquivo PDF

- Plano de estágio (Anexo I) - prorrogação;

- Ofício (modelo), com nova data e possíveis alterações – emitido pela Instituição de Ensino

Baixar arquivo PDF

- Declaração de Matrícula atualizada;

- Histórico atualizado.

O aluno deverá:

- Carta de distrato (modelo), encaminhado pelo estudante com no mínimo 5 (cinco) dias úteis de antecedência

Baixar arquivo PDF

- Apresentar relatório final de estágio (ver modelo em "Informações importantes"), ficha de avaliação de estágio, ficha de freqüência, devolução de crachá, devolução de documentos da Biblioteca e de EPIs;

- Termo de distrato de estágio assinado pela Instituição de Ensino e pelo aluno;

- O certificado de estágio só será emitido após o cumprimento de todos os itens acima.

Documentos para consulta

Normas de Estágio da Embrapa

Baixar arquivo PDF

Lei 11.788/2008

Baixar arquivo PDF

Hotéis em São Carlos

Baixar arquivo PDF