Estágios e Bolsas

 

 

O Programa de Estágio da Embrapa existe com o objetivo de orientar os estudantes, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino. Isso ocorre por meio da vivência de ambientes e processos de trabalho em situações reais da futura profissão. De acordo com esse Programa, as  unidades centrais e descentralizadas da  Embrapa podem conceder estágio para alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação.

Abaixo estão as principais orientações ligadas ao processo de Estágios da Embrapa Pecuária Sudeste.

Estágio – Ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando cursos do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano), do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, e do Ensino Superior, incluindo as modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), autorizados, reconhecidos ou credenciados nos termos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB)" (EMBRAPA. Norma de estágio de complementação educacional da Embrapa, 2008).

Estagiário – estudante vinculado a uma Instituição de Ensino em nível médio, técnico ou de graduação. O estágio pode ser obrigatório (previsto na grade curricular) ou não obrigatório (na Embrapa, remunerado).

Estudante de Pós-Graduação – estudante de pós-graduação, em nível de mestrado e/ou doutorado, em Instituição de Ensino conveniada à Embrapa Pecuária Sudeste.

Bolsista – Estudante ou graduado que desenvolva atividades de apoio à execução de projetos de pesquisa, recebendo em contrapartida, bolsa de estudo, fornecida por Instituição de Fomento ou por convênios entre Embrapa e Instituição de Fomento.

Estágio Obrigatório (previsto no currículo do curso como requisito necessário à aprovação do estudante e à obtenção de diploma - modalidade sem remuneração): os interessados devem entrar em contato por meio do e-mail pecuaria-sudeste.estagio@embrapa.br

Estágio não-obrigatório – "Estágio desenvolvido como atividade opcional, com vistas a oportunizar ao aluno experiência profissional". Disponível apenas quando há recursos financeiros em projetos de pesquisa e desenvolvimento ou projetos administrativos.

Documentos para consulta

Normas de Estágio da Embrapa

Baixar arquivo PDF

Lei 11.788/2008

Baixar arquivo PDF

 

Informações - estágios

Estágio Obrigatório (previsto no currículo do curso como requisito necessário à aprovação do estudante e à obtenção de diploma - modalidade sem remuneração): os interessados devem entrar em contato por meio do e-mail: pecuaria-sudeste.estagio@embrapa.br

Estágio Não-Obrigatório  - estágio desenvolvido como atividade opcional, com vistas a oportunizar ao aluno experiência profissional. Disponível apenas quando há recursos financeiros em projetos de pesquisa e desenvolvimento ou projetos administrativos. Quando existem vagas em aberto elas ficam disponíveis no site  Agente de Integração Super Estágios. Os candidatos interessados podem se inscrever nas vagas desejadas, respeitando os pré-requisitos das vagas. O processo seletivo poderá incluir: Análise Curricular, Redação, Prova de Conhecimentos Específicos e Entrevista.

Para realização de estágio obrigatório é necessário que exista convênio de estágio celebrado entre a Embrapa e a Instituição de Ensino. Caso sua Instituição de Ensino não possua convênio de estágio com a Embrapa, deverá ser encaminhado um e-mail solicitando a celebração do convênio para o endereço pecuaria-sudeste.estagio@embrapa.br.

A carga horária diária de estágio é de no máximo 6 (seis) horas diárias para estudantes de ensino médio e superior. O estágio é realizado apenas nos dias úteis e poderão ser cumpridos apenas nos seguintes horários: das 7h30 às 11h30 e/ou das 13h00 às 17h00.

O tempo máximo de estágio na empresa é de até 2 anos, desde que o aluno ainda esteja com vínculo com a instituição de ensino.

Para realização de estágio é necessário estar matriculado em instituição de ensino médio, técnico ou superior.

O estudante não pode manter vínculo empregatício ou ter bolsa (de remuneração) enquanto realizar estágio não obrigatório na Embrapa.

A Embrapa Pecuária Sudeste oferece ônibus próprio, em trajeto específico, sem custo para os estudantes. Não oferecemos alimentação e alojamento.

Caso você já tenha um orientador na Embrapa Pecuária Sudeste, entre em contato no e-mail: pecuaria-sudeste.estagio@embrapa.br para verificar a documentação exigida. É necessário entregar a documentação de estágio solicitada 1 mês antes do início do estágio.

O estagiário terá recesso (férias) de 30 dias a cada período de 1 (um) ano. Caso o estágio tenha duração inferior a 1 (um) ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional aos dias estagiados.

O aluno deverá procurar o Setor de Gestão de Pessoas com no mínimo 5 (cinco) dias úteis de antecedência para verificar a documentação necessária.

 

Informações - bolsas

Os editais para bolsistas estão disponíveis no topo da página. Antes de se inscrever, leia atentamente os editais. Caso tenha sido aprovado, entre em contato no e-mail: pecuaria-sudeste.estagio@embrapa.br para verificar a documentação exigida.

Os bolsistas CNPq PIBIC e PIBITI serão segurados pela Embrapa. Os demais bolsistas são obrigados a apresentar apólice de seguro de vida (morte e acidentes pessoais) com data (dia/mês/ano) de início e data (dia/mês/ano) de término, bem explícitas.

A carga horária do bolsista será a descrita no edital no qual foi aprovado. As atividades poderão ser realizadas apenas nos dias úteis e nos seguintes horários: das 7h30 às 11h30 e/ou das 13h00 às 17h00, a ser combinado com o orientador.

A Embrapa Pecuária Sudeste oferece ônibus próprio, em trajeto específico, sem custo para os bolsistas. Não oferecemos alimentação e alojamento.

O bolsista que desejar o cancelamento da bolsa deverá avisar o orientador e também o Setor de Gestão de Pessoas com no mínimo 5 (cinco) dias úteis de antecedência.