A agricultura brasileira sofreu várias transformações nos últimos anos. O estudo do desenvolvimento agrário brasileiro e da produtividade total dos fatores aponta para o surgimento de uma agricultura intensiva no uso de capital e de tecnologia. A pecuária tem importante papel econômico, ambiental e social no Brasil. Apesar da grande capilaridade da atividade pecuária nos estabelecimentos rurais do Brasil, a produção pecuária é marcada por grande diversidade e heterogeneidade tecnológica. Sistemas de produção intensivos em capital e alta taxa de produtividade por área e/ou por animal coexistem com sistemas extensivos, com baixa eficiência técnica. A produção pecuária na região do Brasil Central, onde está concentrado o maior efetivo do rebanho, tem o pasto como a principal fonte de alimentação.

Em 2014, a Embrapa estabeleceu o Portfólio de Pesquisa em Pastagens com o objetivo de “desenvolver e transferir conhecimentos, tecnologias, produtos, processos e serviços (TPPS) que possibilitem o aumento da produtividade animal e o uso adequado das pastagens que se constitui em um dos mais importantes componentes da pecuária nacional”. O Encontro de Inovação em Pastagens irá contribuir com informações para a gestão de pesquisa em pastagens e para o engajamento entre a Embrapa e seus públicos de interesse (“stakeholders”), aumentando o potencial de impacto das ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da empresa.

 

TEMAS

Novos usos de pastagens, gestão de riscos, Sustentabilidade, nanotecnologia, tendências para a pecuária e comunicação, além do mapeamento de oportunidades para o Setor. Temas discutidos com uso de metodologia inovadora que permitirá aos participantes troca de experiências e acesso a mapas de oportunidades sobre pastagens.

 

PÚBLICO

Lideranças e formadores de opinião com amplo conhecimento da pecuária, que tenham perfil engajador para compartilhar ideias e implementar soluções inovadoras. Profissionais atualizados para um mercado dinâmico e transformador, ligados a instituições de ensino, pesquisa e extensão, inovação e C&T; empresas privadas que trabalham com agro, cooperativas e associações.

 

Retornar à página inicial