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Orientações Gerais

 

Orientações

Poderão submeter trabalho alunos de pós-graduação e iniciação científica, estagiários e pós-doutorandos.

Os resumos devem ser salvos no formato “.doc” e enviados junto com o comprovante de pagamento da inscrição para o e-mail cppse.jornada@embrapa.br. Serão aceitos trabalhos nos quais pelo menos um dos autores tenha efetuado e pago a inscrição, conforme orientações da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento – FAPED.

*Cada inscrição dará o direito à submissão de até 2 trabalhos.
*A participação dos alunos bolsistas de iniciação científica PIBIC e PIBITI do CNPq é obrigatória, exceto mediante apresentação de documento que comprove a submissão de trabalho em outro evento.

 

 

Bolsistas de iniciação científica PIBIC e PIBITI do CNPq vinculados à Embrapa são isentos do pagamento da inscrição. O boleto gerado automaticamente no ato da inscrição deverá ser desconsiderado.

Valor da inscrição para os demais participantes: R$60,00 (sessenta reais), pago via boleto bancário emitido no ato da inscrição.


IMPORTANTE: a emissão do primeiro boleto será sem custos; a partir do segundo a taxa de reemissão será paga pelo inscrito.

 

 

 

1.INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

 

1.1.) Faça o download do modelo de resumo e redija o conteúdo de seu resumo sobre ele. Respeite tipologia e tamanho de fontes, espaçamentos e margens pois resumos fora do formato não serão aceitos.

1.2.) O trabalho deve conter uma página e ser escrito em português, seguindo a seguinte formatação:

Fonte: Times New Roman tamanho 12

Espaçamento entre linhas: simples

Configuração de página: papel A4; margens direita, esquerda, inferior e superior com 2,5 cm, alinhamento à esquerda, tamanho máximo de 1 página. Serão recusados resumos que excederem o tamanho limite especificado.

Extensão do arquivo: o texto deve ser salvo em extensão ‘.doc’.

1.3.) Estrutura do resumo: Título, Autores, Afiliações, Texto, Apoio Financeiro, Palavras-chave e Área.

1.3.1.) Título: o título do resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho14, em negrito e centralizado, com somente a letra inicial da primeira palavra do título em maiúscula. Os nomes científicos devem ser escritos em itálico, e os nomes próprios devem ser iniciados com letras maiúsculas. Deve-se deixar o espaço de uma linha após o título.

1.3.2.) Autores: o nome completo dos autores deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, e centralizado. Os nomes dos autores, seguido por número sobrescrito para indicar afiliação, devem ser separados por ponto e vírgula (;). O nome do autor que apresentará o trabalho deve aparecer sublinhado. Deve-se deixar o espaço de uma linha após os autores.

1.3.3.) Afiliações: as instituições de origem, iniciadas pelo número sobrescrito correspondente aos autores, devem ser escritas em linhas separadas, em fonte Times New Roman, tamanho 10, normal e justificado. Deve-se incluir a qualificação profissional, o nome da instituição, a cidade, o Estado e o endereço eletrônico apenas do autor que apresentará o trabalho. Deve-se deixar o espaço de duas linhas após as afiliações.        

1.3.4.) Texto: o texto do resumo deve ser escrito em parágrafo único, sem recuo no primeiro parágrafo, em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal e com alinhamento à esquerda. O texto deve conter introdução, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões, sem que esses subitens sejam destacados no texto. Deve-se pular uma linha após o texto. O texto não deve conter referências ou citações bibliográficas, figuras, gráficos e tabelas.

1.3.5.) Apoio financeiro: a sigla da instituição financiadora do trabalho deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal e alinhada à esquerda. Bolsistas PIBIC e PIBITI devem citar o número do processo.

 Ex.: PIBIC/CNPq (Processo nº 123456/2017-1)

1.3.6.) Área: indicar o nome da área do resumo em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal e alinhada à esquerda:

1. Ciências Exatas e da Terra;

2. Ciências Biológicas

3. Engenharias

4. Ciências Agrárias

5. Outras: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Linguística, Letras e Artes;

 

 

2. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PÔSTER

 

Os trabalhos que não forem apresentados na forma oral serão apresentados sob a forma de pôsteres, conforme o modelo disponível neste sítio eletrônico e configurações a seguir:

 

Dimensões: 80 cm de largura por 110 cm altura;

Estrutura: título e autores com devida afiliação, breve introdução, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões. Agradecimentos relacionados a instituições de fomento à pesquisa deverão ser obrigatoriamente mencionados.

A comissão organizadora divulgará aos autores as datas, os horários, o local e a forma (oral ou pôster) de apresentação dos trabalhos. Serão disponibilizados computador e projetor multimídia para a exposição dos trabalhos orais e condições adequadas para as apresentações em forma de pôsteres.

Apresentação oral
A critério da comissão organizadora, serão escolhidos os trabalhos para a apresentação na forma oral. O tempo de apresentação de cada trabalho será de até 10 minutos acrescidos de até 5 minutos para perguntas e discussão (tempo máximo total de 15 minutos). Os alunos bolsistas de iniciação científica PIBIC e PIBITI do CNPq apresentarão seus trabalhos na forma oral (1 apresentação por bolsista).

Apresentação em pôster
Os trabalhos que não forem apresentados na forma oral serão apresentados sob a forma de pôster, o qual deverá seguir os padrões definidos na Norma da Jornada. As sessões acontecerão às 15h30, no dia 26 de outubro, e às 10h15 no dia 27 de outubro, conforme programação. A impressão do pôster é de responsabilidade do aluno e seu orientador.

 

Inscrições

De 10/08 a 15/09/2017

Submissão dos trabalhos

De 10/08 a 15/09/2017

Revisão pela comissão e envio para correções

29/09/2017

Reenvio do trabalho modificado pelos autores

06/10/2017

Informação sobre o aceite do trabalho

10/10/2017

Apresentação de trabalhos

26 e 27/10/2017

 

*Datas sujeitas a alteração

 

Os certificados de apresentação do trabalho e de participação serão enviados por email ao autor correspondente.  Para emissão do certificado de participação será considerada freqüência mínima de 75%.