Pesquisa e Desenvolvimento

As linhas de pesquisa da Unidade estão distribuídas em quatro grandes núcleos temáticos, que potencializam o caráter multidisciplinar da equipe de pesquisadores. Veja os temas e suas respectivas áreas de atuação:
 

Temas

RECURSOS NATURAIS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Conhecimentos e Tecnologias face às Mudanças Climáticas

Desenvolver conhecimentos e tecnologias para o adequado manejo e aproveitamento sustentável dos biomas brasileiros.


Aproveitamento Sustentável dos Recursos Naturais

Desenvolver conhecimentos e tecnologias e viabilizar soluções para ampliar a resiliência e a plasticidade dos ecossistemas nativos e dos sistemas de produção agropecuários, bem como ampliar a capacidade de adaptação da agricultura diante das mudanças climáticas.

 

PRODUÇÃO ANIMAL E VEGETAL


Automação, Agricultura de Precisão e TICs

Desenvolver, adaptar e disseminar conhecimentos e tecnologias em automação, agricultura de precisão e tecnologias da informação e da comunicação para ampliar a sustentabilidade dos sistemas produtivos e agregar valor a produtos e processos da agropecuária.


Sistemas de Produção Inovadores e Sustentáveis

Desenvolver sistemas de produção inovadores capazes de aumentar a produtividade agropecuária, florestal e aquícola, com sustentabilidade.


Agricultura Familiar, Produção Orgânica e Agroecológica

Gerar conhecimentos e tecnologias e propor estratégias, localmente adaptadas, que contribuam para a inclusão produtiva da agricultura familiar.

 

SEGURANÇA DOS ALIMENTOS


Segurança dos Alimentos, Nutrição e Saúde

Promover o avanço do conhecimento e soluções tecnológicas com foco na ampliação das contribuições da pesquisa agropecuária para a integração entre alimento, nutrição e saúde.


Segurança Zoofitosanitária das Cadeias Produtivas

Promover e fortalecer PD&I para segurança biológica e defesa zoofitossanitária da agropecuária e produção florestal e aquícola brasileira.


Novas Ciências: Biotecnologia, Nanotecnologia e Geotecnologia

Ampliar a base de conhecimentos e a geração de ativos que acelerem o desenvolvimento e a incorporação aos sistemas agroalimentares e agroindustriais de soluções avançadas baseadas em ciências e tecnologias emergentes.

 

SOCIOECONOMIA E GESTÃO


Mercados, Política e Desenvolvimento rural

Apoiar o aprimoramento e a formulação de estratégias e políticas públicas, a partir de análises e estudos alinhados às necessidades do mercado e do desenvolvimento rural.


Inovações Gerenciais nas Cadeias Produtivas

Gerar conhecimentos e tecnologias que promovam inovações gerenciais para tratar com eficiência, eficácia e efetividade a crescente complexidade e multifuncionalidade da agricultura.


Comunicação rural-urbana

Desenvolver e disseminar produtos de informação e estratégias de comunicação que contribuam para a valorização da pesquisa agropecuária e para a ampliação do suporte da sociedade à agricultura brasileira.