Responsabilidade Socioambiental

A Embrapa Pecuária Sudeste busca a integração de alunos do ensino fundamental e do ensino médio com o ambiente técnico - científico, com o objetivo de demonstrar pesquisas desenvolvidas na Unidade, além de disseminar conceitos de gestão ambiental. Algumas das ações realizadas na Embrapa Pecuária Sudeste que envolvem a participação de estudantes são:
 
Embrapa em Cena
 
É um projeto de educação infantil, direcionado a crianças urbanas do ensino fundamental, que busca mostrar todo o processo de produção e de conservação de leite no ambiente rural, bem como a importância desse alimento na dieta humana. Para tanto, são praticadas atividades lúdicas, tais como visitas monitoradas à fazenda Canchim, peça de teatro infantil e concurso de desenho para os alunos.
 
Visitas monitoradas e palestras
 
A Unidade recebe, periodicamente, alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Oferece palestras sobre preservação ambiental e sobre as profissões exercidas na Embrapa (especialmente para o ensino médio). Todas as visitas devem ser agendadas com antecedência, pelo endereço: www.cppse.embrapa.br/sac
 

A gestão ambiental trata das práticas adotadas para alcançar a sustentabilidade dos sistemas de produção. Na gestão ambiental, as atividades humanas são organizadas para que causem o menor impacto negativo possível ao ambiente, a fim de que a capacidade de suporte biológico (estrutura e funções) seja mantida. Para isso, alguns aspectos devem ser observados:

    Conservação de solo e da água.

    Conservação da vegetação nativa e do ciclo da água. 

    Redução, reutilização, reciclagem ou descarte adequado de resíduos sólidos, líquidos, gasosos ou radiativos.     

    Redução no uso de substâncias tóxicas ou em quantidades nocivas.

    Utilização de práticas de mitigação ou eliminação de causas de mudanças climáticas.

   Atenuação ou eliminação do consumo excessivo de recursos naturais e de insumos.

A preocupação com a gestão ambiental nos centros de pesquisa da Embrapa cresceu nos últimos anos e passou a ser vista como parte do sistema de gestão global da Empresa.

Na Embrapa Pecuária Sudeste, diversos procedimentos voltados ao desenvolvimento e à consolidação da gestão ambiental são praticados, tais como:

    Educação ambiental - por meio das ações do Embrapa & Escola.

    Gestão de resíduos laboratoriais.

    Gestão de campos experimentais.

    Uso efetivo e gestão integrada de recursos.

    Gestão de áreas protegidas.

    Realização de planos de manejo.