Dirigentes

Foto de Daniel Portella Montardo

Chefe Geral

Daniel Portella Montardo

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Melhoramento de Plantas Forrageiras, atuando principalmente nos seguintes temas: forrageiras, melhoramento genético, pastagem, e seleção. Desempenhou a função de Chefe Adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, RS, de dezembro de 2009 a setembro de 2014, e também a função de Chefe Adjunto de Administração da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, RS, de outubro de 2014 até abril de 2019.

Currículo Lattes


Foto de Estefanía Damboriarena

Chefe Adjunto de Administração

Estefanía Damboriarena

Engenheira Agrônoma pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, em 1990. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2001 e Especialista em Gestão Regional de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pelotas, em 2005. Atuou na área de pesquisa junto a UNIJUÍ–RS, na área de sistemas leiteiros de produção em convênio com ONGs brasileiras e francesas, entre 1990 e 1991. Atuou em equipe técnica de apoio ao desenvolvimento regional de área de assentamentos de reforma agrária, entre 1991 e 1996. Coordenou projeto de apoio técnico e financeiro junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para o desenvolvimento de bacia leiteira na região da campanha do RS, entre 1996 e 1998. Exerceu a função de Diretora Técnica e Operacional das Centrais de Abastecimento do Estado do RS – CEASA-RS, entre 1999 e 2000. Foi Secretária Municipal de Coordenação e Planejamento no município de Bagé, entre 2001 e 2003. Exerceu a Coordenação Técnica do Projeto de desenvolvimento municipal integrado - PDMI, financiado pelo Banco Mundial – BIRB, entre 2005 e 2009. Foi Diretora Geral do Departamento de Água e Esgotos – DAEB, autarquia responsável pelo saneamento em Bagé, entre 2003 e 2009. Exerceu a docência na área de Administração na Universidade da Região da Campanha – URCAMP, entre 2005 e 2009. Desempenhou a função de Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia de janeiro de 2011 até abril de 2019.

Currículo Lattes


Foto de Gustavo Martins da Silva

Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia

Gustavo Martins da Silva

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2001 e 2004). Foi Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul durante quatro anos, tendo desempenhado as funções de Coordenador da Unidade Bagé e dos Cursos de Tecnologia em Fruticultura e Silvicultura. Atualmente é pesquisador da Embrapa, onde ingressou em 2008 e vem atuando com foco em sementes forrageiras, sistemas de produção de leite e integração lavoura-pecuária. Coordenou durante quatro anos o Programa Rede Leite, que envolve seis instituições de ensino, pesquisa e extensão na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Está no cargo de Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul.

Currículo Lattes


Foto de Fernando Flores Cardoso

Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Fernando Flores Cardoso

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Applied Statistics pela Michigan State University (2002), doutorado em Animal Science pela Michigan State University (2003) e pós-doutorado em Bioinformática com ênfase em Estatística Genômica pela Michigan State University (2006). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros em Bagé/RS e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas. Atua como editor da seção de genética do periódico Journal of Animal Science. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: objetivos e critérios de seleção, metodologia para avaliação genética de bovinos de corte, sistemas de cruzamentos, uso de informação genômicas no melhoramento animal e interação genótipo-ambiente.

Currículo Lattes