Nossa programação de pesquisa tem se convergido para a implantação de modelos de gestão com foco em resultados efetivos, que se traduzam em mudanças e melhorias efetivas na realidade dos beneficiados dos nossos produtos e serviços.

O Sistema Embrapa de Gestão (SEG) promove uma visão sistêmica, integrada e transparente das ações da Empresa e dá suporte ao ciclo completo da gestão dos projetos de pesquisa, que compõem a programação da Embrapa, ou seja: planejamento, execução, acompanhamento, avaliação, realimentação e cronograma de liberação de recursos financeiros. Essas informações podem ser acessadas por todos os nossos empregados e por usuários externos participantes dos nossos projetos de pesquisa.

O SEG é organizados em 6 Macroprogramas, que contemplam as grandes áreas de atuação da Empresa. Recentemente, a Embrapa incluiu novas ferramentas de gestão de sua carteira de projetos, organizando-a por temas estratégicos, focados por meio de duas ferramentas de apoio gerencial: portfólios e arranjos. Tais ferramentas têm o objetivo de assegurar a melhoria contínua da sua programação, reduzir redundâncias, maximizar o uso dos recursos públicos e possibilitar maior coordenação dos esforços e das suas competências.