O Brasil é um dos países com maior produção florestal do mundo, além de possuir um dos maiores remanescentes de florestas nativas mundiais. As pesquisas realizadas com florestas, no Brasil, também são reconhecidas como tecnologia de ponta e aplicadas em muitos outros países. 

A Embrapa é uma das instituições responsáveis por essa posição de destaque. Desde 1978, a temática florestal é pesquisada pela empresa. Uma equipe altamente especializada, presente em todos os biomas, tem colocado à disposição da sociedade brasileira e mundial um significativo número de produtos, processos e conhecimentos para o desenvolvimento florestal.

Estes conhecimentos têm contribuído para o aumento da produtividade, a redução de custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais no mercado de forma sustentável, além da melhoria e conservação do meio ambiente.

Em 2018, a pesquisa florestal na instituição completa 40 anos. Para marcar essa trajétoria, disponbilizamos aqui a produção técnico-científica, notícias e informações geradas pela Embrapa e parceiros para o segmento florestal brasileiro.

Notícias

Contribuições do LQCL da Embrapa para o controle biológico de pragas florestais

O desafio de estabelecer um plano de manejo eficiente e sustentável para o controle das pragas florestais envolve conhecer as técnicas mais recentes de combate e o comportamento da praga.

Fórum florestal busca soluções para a sustentabilidade do setor madeireiro na Amazônia

Iniciativa lançada na quarta-feira (16) é um espaço de diálogo e engajamento do setor florestal.

Eventos climáticos aumentam mortalidade em florestas tropicais

Alta mortalidade de árvores na Amazônia observada em pesquisa está relacionada a fenômenos atípicos do clima como El Niño

Curitiba sedia maior evento de pesquisa do setor florestal do mundo

Maior congresso do setor florestal será realizado na capital paranaense de 29 de setembro a 5 de outubro. Evento terá como tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”.
Eventos