Ecossistema de Inovação

LINHAS DE APOIO E FINANCIAMENTO

Pontes para Inovação

A chamada Pontes para Inovação é uma iniciativa que tem como objetivo conectar as Agritechs com investidores, visando permitir que estas possam ter acesso a recursos para acelerar seus negócios.

Podem participar da chamada empresas que adotam ou que tenham interesse em adotar tecnologias da Embrapa; ou ainda aquelas que tenham uma tecnologia inovadora para o agronegócio e que queiram ser parceira da Embrapa para o aperfeiçoamento dessa tecnologia. Além disso, devem ter o faturamento anual inferior a 16 milhões de reais.



Histórico

Como parte dos mecanismos de promoção da inovação, em 2017 foi lançada a primeira edição do Pontes para Inovação. Esta chamada foi específica para startups da região Centro Oeste do Brasil e contou a participação da Cedro Capital. Foram 38 inscrições de empresas e startups, sendo que dez passaram para segunda etapa de classificação e sete agritechs foram selecionadas para receberem o recurso para investimento. Dessas, quatro foram investidas por parceiros atuais do ‘Pontes para Inovação’, em momentos distintos.

A segunda chamada do Pontes para Inovação, em 2018, foi lançada para empresas de todo o Brasil. Além da Cedro Capital, participaram da chamada as empresas SP Ventures, Biotic S.A., Cotidiano e Acceleratus, sendo essas duas últimas aceleradoras de startups. A comissão examinadora, composta por membros das instituições organizadoras da chamada, selecionou 26 empresas, das 72 inscritas nessa edição, para a fase de pitch/entrevista. Por fim, oito finalistas apresentaram sua tecnologias em um evento em Brasília-DF, realizado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTic).


A edição de 2019 buscou aperfeiçoar aproximação de investidores e empresas nascentes, ou já consolidadas e com alto potencial de impacto para viabilizar oportunidades de crescimento ao setor. Alguns desafios do setor agro foram elencados pelos parceiros do Pontes para Inovação para direcionar as seleções. Outra novidade dese ano foi classificação das agritechs vencedoras das iniciativas locais de inovação da Embrapa direto para a fase de apresentação aos investidores e aceleradoras de negócios. Esta edição contou com 69 empresas participantes, sendo 60 inscritas na chamada aberta e 9 empresas vencedoras nas iniciativas locais, das quais 11 foram finalistas.


As iniciativas das Unidades Descentralizadas voltadas para a promoção da inovação em diferentes cadeias produtivas, que foram conectadas com o Pontes para Inovação 2019 foram:
 


 

Parceiros