A Embrapa participa ativamente na elaboração e execução de várias políticas de governo. Nós acreditamos que o acesso à informação e a adoção de soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa nacional é ponto fundamental para a construção de uma agropecuária ainda mais sustentável no Brasil. Conheça algumas das políticas públicas que contam com a nossa participação.

Programa Brasil Sem Miséria

Aumentar a capacidade produtiva de agricultores familiares e promover a entrada de seus produtos nos mercados consumidores. Esses estão entre os objetivos da vertente ligada á inclusão produtiva rural do programa Brasil Sem Miséria, que conta com a participação da Embrapa.

Saiba mais

Plano ABC

Composto de sete programas, o Plano ABC visa fomentar a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo País.

Saiba mais

 

Política Nacional de iLPF

A Política Nacional de iLPF tem entre seus objetivos promover a recuperação de pastagens degradadas com a adoção de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A atuação da Embrapa na política abrange o desenvolvimento de sistemas de integração, além da transferência de tecnologia.

Saiba mais

Fundo amazônia

Participação da Embrapa no Fundo Amazônia, por meio de projetos financiados pelo BNDES, para apoiar a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e promover a conservação e o uso sustentável da Amazônia Legal.

Saiba mais

PronaSolos

O Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil visa realizar um levantamento detalhado de solos do Brasil com informações sobre características, uso, conservação, recuperação e manejo. essas informações servirão subsidiar políticas de recuperação e conservação de solos, de ordenamento territorial e de zoneamentos. 

Saiba mais 

Inova Social

Programa voltado para a mudança na realidade socioeconômica de populações em situação de vulnerabilidade, principalmente pela produção e comercialização de gêneros agropecuários, diferenciados pela identidade de um território/lugar. O programa tem como alvo estratégico promover inserção social de agricultores familiares, por meio de intervenções orientadas pelos princípios da inovação social.

Saiba mais

Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Planapo

O Planapo é o principal instrumento de execução da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo), do Governo Federal. Ele foi criado para ampliar e efetivar ações para orientar o desenvolvimento rural sustentável.

Saiba mais

Plano Safra da Agricultura Familiar

O Plano Safra da Agricultura Familiar compreende um conjunto de políticas que visam fortalecer a agricultura familiar e a produção sustentável. Nesse sentido, a Embrapa participa com ações de Transferência de Tecnologia e Intercâmbio de Conhecimento, levando soluções tecnológicas para fortalecer esse segmento.  

Saiba mais

Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019

O Plano Agrícola e Pecuário prevê incentivo à inovação tecnológica, à adoção de práticas de agricultura de baixa emissão de carbono. Entre as linhas de crédito, destaca-se o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), que objetiva financiar práticas e tecnologias agropecuárias sustentáveis, que teve o limite alterado de R$ 2,2 milhões para R$ 5 milhões. 

Saiba mais

Código Florestal

O Código Florestal brasileiro institui as regras gerais sobre onde e de que forma o território brasileiro pode ser explorado ao determinar as áreas de vegetação nativa que devem ser preservadas e quais regiões são legalmente autorizadas a receber os diferentes tipos de produção rural. A Embrapa contribui com geração de informação e tecnologia para a aplicação das diretrizes do Código.

Saiba mais

PPCDAm - Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal

A Embrapa, juntamente com outras instituições do governo, trabalhou na elaboração do PPCDAm e atua na implementação do plano com atividades de treinamento, transferência de tecnologia em atividades sustentáveis para a região.

Saiba mais

O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade na Embrapa

Desde 2007, a Embrapa adere voluntariamente ao Programa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. A iniciativa fomenta a equidade nas práticas de gestão de pessoas e no ambiente organizacional.
Saiba mais