Pelas próximas três décadas, o PronaSolos mobilizará dezenas de instituições parceiras na investigação, documentação, inventário e interpretação dos dados de solos brasileiros. O objetivo é mapear os solos de 1,3 milhão de km² do País nos primeiros dez anos, e mais 6,9 milhões de km² até 2048, em escalas que vão de 1:25.000 a 1:100.000.

A carência de informações detalhadas sobre os solos brasileiros é um sério problema para o desenvolvimento nacional. Atualmente, o País dispõe apenas de levantamentos de solo de caráter geral, com mapas de pequena escala, sendo que menos de 5% do território nacional conta com mapas de solos em escalas bastante detalhadas, ou seja, de  1:100.000 ou maior.

[+] Saiba mais sobre o programa

Publicação

Os objetivos principais do PronaSolos são, portanto, a retomada da realização dos levantamentos pedológicos em caráter multiescalar e respectivas inte...

Acesse outras publicações

Plataforma

Plataforma

Navegue pela plataforma tecnológica do PronaSolos (SigWeb), com dados da Embrapa, CPRM, IBGE e outros órgãos.

Acesse

Solos do Brasil

Solos do Brasil

Conheça os detalhes técnicos das 13 classes de solos existentes no Brasil, onde  predominam Latossolos, Argissolos e Neossolos.

Acesse

SiBCS

SiBCS

Acesse a página do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos do Brasil (SiBCS), que detalha todos os solos existentes no País.

Acesse

Linha do Tempo

Linha do Tempo

Viaje pela história da Ciência do Solo no Brasil e conheça alguns dos seus principais marcos e conquistas desde o século XIX

Acesse

Vídeos


16/09/2020     
Diálogos para Conservação do Solo e da Água - Como o PronaSolos revelará as riquezas do Brasil
Duração: 1:22:15   ¦   1869 Visualizações
20/10/2020
Programa Nacional de Solos do Brasil - PronaSolos
Duração: 1:22:45   ¦   1605 Visualizações
29/05/2015
Aprenda mais sobre Solos
Duração: 6:57"   ¦   566725 Visualizações


Últimas Notícias

Universidade PronaSolos criará consórcio para oferta de cursos em várias modalidades

A proposta está sendo elaborada por Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Embrapa, CPRM e IBGE, e os primeiros cursos lato sensu devem ser lançados em 2022

Prosa Rural - Ampliação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva

O Prosa Rural desta semana fala sobre a ampliação do Zoneamento de Risco Climático da Uva – o ZARC Uva, que desde o ano de 2019 passou a atender mais estados e municípios, do Nordeste ao Sul do País.

PronaSolos RJ é apresentado

Plano estadual do programa foi apresentado ao secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento fluminense, Marcelo Queiroz, no dia 19 de fevereiro, na sede da Embrapa Solos (RJ).

Técnicos e especialistas de todo o país validam Zarc dos citros

A Rede Zarc Embrapa e o Mapa promoveram, na última semana, três reuniões técnicas virtuais de validação dos estudos de zoneamento agrícola de risco climático (Zarc) da cultura dos citros.

Cultivo do caju passa a contar com Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Uma das culturas agrícolas mais tradicionais do Brasil, o cajueiro passou a contar com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc)