03/06/14 |   Agroecologia e produção orgânica  Código Florestal

Prosa Rural - Aplicação do zoneamento agroecológico para a segurança alimentar de uma região

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Junho/2014 - 1ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

O  assunto desta semana é sobre "Zoneamento Agroecológico de Alagoas na segurança alimentar". É uma técnica desenvolvida para mapear os pontos fortes e as deficiências da área rural, levando em conta os recursos naturais renováveis e sua sustentabilidade. A técnica consiste num estudo detalhado dos recursos naturais existentes em cada região, tomando-se como base as áreas planas de topo de elevação (Chãs), áreas com declives ou encostas e as área de fundo de vales ou baixos.

Em cada um destes ambientes são levantadas informações dos solos, como: fertilidade do solo, profundidade, pedregosidade, a posição que ocorre nos referidos ambientes; que tipo de vegetação existe ou se a área foi desmatada; informações sobre a erosão; que tipo de uso, se com pasto natural ou com culturas; se existe água disponível, ou onde pode ser feita captação e armazenamento.

O levantamento  também faz um diagnóstico detalhado das condições socioambientais. Com base nestas informações técnicas é que são recomendadas as práticas e processos que viabilizem uma produção satisfatória e sustentável.

Saiba mais sobre este assunto no Prosa Rural desta semana.Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Sayonara Marinho
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2014

Conteúdo relacionado