01/04/13 |   Agricultura familiar  Agroindústria

Prosa Rural - Como produzir mudas de dendezeiro na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Abril/2013 - 1ª semana - Região Norte

A produção de dendê na região Amazônica deverá crescer nos próximos anos. A demanda vem do Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo, lançado em 2010. O Pará é o estado que concentra a maior produção brasileira de dendê. Várias empresas têm se instalado na região e compram a produção de pequenos agricultores familiares. Conhecer bem a produção de mudas de dendezeiro é o primeiro passo para garantir um bom negócio no campo, já que um projeto de palma pode superar 25 anos de vida útil economicamente.

Para iniciar essa cultivo, é imprescindível conhecer as necessidades da planta e os tratos culturais a serem utilizados na formação de mudas. O Programa Palma de óleo abrange não só os estados da Amazônia Legal, mas também os que mostram aptidão climática nas regiões Nordeste, como Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, e, ainda,  Espírito Santo e Rio de Janeiro, no Sudeste.

O levantamento das áreas aptas para o cultivo do dendê foi feita com a participação das Unidades da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) e Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), seguindo a metodologia do Zoneamento Agroecológico da Palma. Dentro desse levantamento, foram priorizados para ser apoiados pelo novo Programa, cerca de 31 milhões de hectares que já estão desmatados ou degradados e nos quais o dendê pode ser usado como reflorestamento, garantindo a sustentabilidade dos plantios.

Saiba mais sobre esse assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

 

Kátia Pimenta (MTB 1267-Pa)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1191

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013