07/03/11 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Benefícios do plantio direto na região Amazônica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2011 - 2ª semana - Região Norte

O Plantio Direto, sistema difundido em várias regiões do país, se apresenta como uma boa alternativa para os agricultores da Amazônia também. Os restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície e protegem o solo no período de chuvas.

"Com o plantio direto é possível conter as plantas daninhas e com isso reduzir o custo da lavoura. Uma das principais vantagens é a economia de combustível de cerca de 20% em relação ao sistema convencional, provocada pela redução do tempo de utilização de maquinários", esclarece o pesquisador da Embrapa Acre, Uilson Matter, entrevistado do Prosa Rural.

No Brasil o sistema de plantio direto surgiu na década de 1970, na região sul e sudeste para controlar a erosão. Na Amazônia Legal, onde as chuvas são intensas na maioria do ano, a utilização do plantio direto protege o solo e evita que a água leve os nutrientes importantes para a lavoura, como afirma o depoimento do agricultor João Evangelista Ferreira, de Senador Guiomard (AC).

Outro aspecto importante, é que o sistema é considerado conservacionista. A palha impede o aparecimento de plantas daninhas e dispensa a necessidade de gradear o solo. "Além de reduzir a mão-de-obra, quando usada em larga escala, esta prática reduz o uso de herbicidas e fertilizantes, o que proporciona maior sustentabilidade ambiental. No plantio direto, o solo funciona como um reservatório de carbono, um dos gases  que contribui para o aquecimento global. ", afirma.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

 

Priscila Viudes
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011