11/07/11 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Briquetes: lenha ecológica a partir de resíduos agrícolas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2011 - 2ª semana - Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul

Mas o que é briquete? É uma lenha ecológica produzida a partir de resíduos agrícolas ou florestais. Mas que resíduos são esses? Podem ser restos de serragem, poda de árvores, sobras de madeira, casca de arroz e de café, sabugo de milho, caroço de açaí, bagaço de limão e laranja e outras matérias orgânicas que normalmente são descartadas pelo produtor. Outras perguntas também são respondidas pelo pesquisador José Dilcio Rocha, da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), especialista no assunto, no Prosa Rural desta semana.

Durante o programa, Dilcio explica os procedimentos a ser adotados para a produção dos briquetes. O primeiro passo é armazenar os resíduos com o mesmo cuidado que se tem com os alimentos. Eles não podem pegar chuva, nem ficar em contato direto com a terra, pois passam a ser matéria-prima valiosa para a produção dos briquetes.

Dado o primeiro passo, os resíduos são secos e moídos estando prontos para serem briquetados. Essa operação é realizada em uma máquina, chamada briquetadeira. O equipamento pode atender a cada propriedade ou conjunto de propriedades e precisa ter custos de investimento e operacional compatíveis com os resíduos disponíveis.

O pesquisador dá a dica. Para diminuir os custos é interessante criar associações ou cooperativas para produzir e vender os briquetes. O produtor rural deve se organizar com outros produtores para adquirir os equipamentos mais caros como briquetadeira, secador e picador.  É importante também fazer um plano de negócios para controlar os custos envolvidos nessa atividade e para isso, a associação pode contar com a ajuda da assistência técnica ou do Sebrae.

A utilização dos briquetes

Obtida a lenha ecológica é hora do produtor economizar e ganhar dinheiro, utilizando-a como fonte de energia na sua propriedade ou vendendo-a para estabelecimentos comerciais ou industriais que tenham fornos ou caldeiras. Pizzarias, padarias, restaurantes, hotéis, olarias, cerâmicas, laticínios, indústrias de gesso e outros que usam lenha são as indicações do pesquisador.

O proprietário de uma rede de pizzarias, em Brasília (DF), que utiliza os briquetes foi convidado para participar do Prosa Rural. Paulo Bessa destaca a vantagem de utilizar os briquetes. "A lenha convencional traz muitos problemas. Além de não ser ecológica, faz muita sujeira na casa da gente. Esse briquete foi a nossa salvação. Ele vem bem embalado, limpo, não tem cheiro, não traz insetos. E a Vigilância Sanitária aprovou o trabalho da gente com essa lenha ecológica. Os clientes também aprovaram", chama a atenção o dono das pizzarias. "Os briquetes assam igual à lenha, a diferença é a sujeira, na hora de armazenar e manusear".

Dilcio fala também sobre o uso dessa lenha em estabelecimentos. "Não é necessário derrubar nenhuma árvore para produzir calor, e o mercado para os briquetes é bastante promissor" conclui.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que vai ao ar em mais de 1000 emissoras em todo o Brasil. O programa conta, ainda, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Região Norte

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Daniela Collares (Mtb 114/01 RR)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011