18/07/11 |   Agroindústria

Prosa Rural - Café naturalmente descafeinado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2011 - 3ª semana - Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul

Pesquisa da Embrapa Café (Brasília-DF) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) permitirá que amantes do bom cafezinho com problemas com a ingestão de cafeína possam vivenciar a paixão pela bebida, sem nenhum resíduo químico. Pesquisadores das duas instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café juntam esforços para obter uma cultivar de café naturalmente descafeinada e, para isso, estão realizando testes em plantas cujo teor da substância é de apenas 0,07% — 10 vezes menos que o café consumido habitualmente, o Coffea arábica.

Este é o tema do Prosa Rural desta semana que tem a participação da pesquisadora da Embrapa Café, Mirian Maluf, e da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adriana Farah. Outro convidado do programa é o empresário Marcos Murari, que fala sobre a industrialização do café descafeinado.

"Inúmeras espécies, variedades e formas botânicas foram avaliadas e plantas, com teor reduzido de cafeína nos grãos, foram identificadas entre as cerca de três mil plantas da coleção de café arábica oriundas da Etiópia", explica a pesquisadora Mirian Maluf, da Embrapa Café.

Essas plantas estão sendo manipuladas para aumentar sua produtividade e assim obter uma cultivar comercialmente viável, naturalmente descafeinada. "Estamos abordando essa questão com técnicas tradicionais de melhoramento e também usando ferramentas avançadas de biotecnologia", explica Mirian.

Mudas clonadas obtidas por estaquia ou cultivo in vitro das matrizes encontram-se em ensaios de campo desde 2007. Os pesquisadores também já obtiveram a segunda geração de híbridos e seguem com os testes. "Esta etapa é importante para que nós possamos verificar quais genes estão governando as características da planta, além de corrigir defeitos e analisar necessidades de plantio, como adubação e espaçamento entre as plantas", completa Oliveiro Guerreiro, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas - IAC.

Essas e outras informações sobre o café naturalmente descafeinado você confere no Prosa Rural desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Café

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4566

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011