31/12/11 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Gerenciamento adequado garante melhores resultados na atividade leiteira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2011 - 5ª semana - Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul

Gerenciar significa organizar, ter uma visão que possibilite tomar medidas que tragam benefícios para qualquer atividade. Tal conceito deve ser aplicado também na atividade leiteira. Para isso, é preciso conhecer bem as característcas da propriedade, gostar do que se faz  e estabelecer metas, conforme aponta o pesquisador da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Sérgio Rustichelli Teixeira.

Teixeira ressalta que um ponto fundamental de administrar uma propriedade produtora de leite é o de gerenciar pessoas, o que exige bastante habilidade. Cada trabalhador em uma fazenda leiteira tem um nível de responsabilidade, de acordo com sua função e capacidade. "Entre as características de um  bom gerente estão: ter pensamento positivo, gostar do que faz, saber lidar bem com pessoas, administrar conflitos, ter habilidade para reagir rapidamente e resolver problemas, além de focar o trabalho nas metas e resultados", detalha o pesquisador.

Outro aspecto fundamental apontado por Teixeira e de suma importância na atividade gerencial é anotar os dados da produção para poder organizar e controlar melhor a atividade. Para isso ele reitera que é indispensável um caderno de registros para anotar informações tais como: nascimentos, dados de inseminação, produção diária, dados individuais das vacas  - para saber quais trabalham melhor, a relação das vacas em lactação e o total de vacas, a produção por vaca em lactação, a taxa de mortalidade, dentre outros aspectos.

Segundo o pesquisador, também é importante registrar a quantidade de concentrado por litro de leite associada a uma estratégia de alimentação, os litros de leite produzidos por mão de obra - para avaliar a eficiência dos trabalhadores, e o total de litros de leite produzidos por hectare para se avaliar a eficiência das áreas de produção de forragem.

Saiba mais detalhes sobre como o gerenciamento adequado garante melhores resultados na atividade leiteira ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Marcos Lafalce (3526 MTB/MG)
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: (32) 3249-4719

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011