25/11/11 |   Produção animal

Prosa Rural - Interrupção de lactação de vacas antes do parto garante bezerros mais saudáveis

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Secagem da vaca no final da gestação proporciona melhor saúde ao bezerro

Novembro/2011 - 4ª semana - Todas as Regiões

A secagem de vacas é uma técnica simples usada para fazer com que o animal interrompa a lactação. O objetivo é proporcionar um descanso à vaca no fim da gestação para que o animal possa gerar uma cria saudável. Segundo os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora /MG), vacas que procriam dando leite, produzem bezerros fracos e não apresentam condições corporais durante o parto, o que pode ocasionar sérios problemas para a vaca e o bezerro e, consequentemente, gerar prejuízos para o produtor.

A secagem é recomendada até dois meses antes do parto. Mas os especialistas aconselham adotar o procedimento quando a produção de leite do animal fica muito baixa, tornando antieconômico manter o animal em lactação. Outra vantagem de efetuar a secagem é o fato de ela proporcionar maior produção de colostro, alimento fundamental para que o bezerro cresça de forma saudável.

A secagem é feita por meio do esgotamento do úbere. É importante que o produtor observe se há mamite antes de iniciar a secagem para evitar maiores complicações durante o processo, o que aumentaria o custo do tratamento. Neste programa, o veterinário Antônio Cândido Cerqueira Leite, responsável clínico pelo rebanho da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), dá diversas dicas sobre como secar uma vaca antes do parto.  

Saiba mais sobre secagem da vaca no final da gestação ouvindo o Prosa Rural desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Marcos Lafalce (3526 MTB/MG)
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: (32) 3249-4719

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011